Lançado originalmente em 2017 mas que continua sendo discutido até hoje (principalmente após o DLC The Delicious Last Course), Cuphead não possui barras de vida para os chefes. Enquanto lutam contra eles, os jogadores possuem dicas visuais de que estão avançando, mas muitas vezes não sabem o quanto falta para que o chefe seja vencido.
O co-diretor Chad Moldenhauer explicou por que o Studio MDHR optou por essa abordagem em uma edição recente da EDGE. Parece que o desenvolvedor considerou implementar barras de vida em Cuphead enquanto trabalhava em conceitos iniciais, mas tê-las tiraria a sensação de jogar um desenho animado real da década de 1930. Além disso, havia alguma preocupação de que haveria um foco no DPS (dano por segundo) e potencialmente faltaria pistas visuais importantes.
A explicação completa de Moldenhauer é a seguinte:
“Nenhum de nossos primeiros rascunhos usando as barras ficou bom no contexto do que estávamos buscando: fazer Cuphead parecer um desenho animado real dos anos 1930. E em termos de design, também sentimos que incluir barras de vida pode arriscar ensinar aos jogadores a coisa errada: empurrá-los para otimizar meticulosamente para o DPS ideal ou até mesmo levá-los a perder as principais dicas visuais para ataques ou projéteis enquanto olhavam para a barra de vida do chefe”.