Cuphead: The Delicious Last Course – Review

Cuphead é um jogo fantástico. Apesar de ter demorado para ser lançado no PS4, é um título atemporal. Os seus gráficos animados são incríveis e fluidos, sem contar o seu desafio viciante (que pode não ser para qualquer jogador – mas sempre justo). Tudo indica que uma sequência deve demorar para ser lançada, mas após um bom tempo de espera temos o DLC The Delicious Last Course para quem desejava mais conteúdo.

Da mesma forma que o jogo base, The Delicious Last Course continua sendo incrível. A ideia do DLC é que temos uma nova Ilha (de número IV) que adiciona mais chefes. Ou seja, não é um modo separado. Basta entrar na campanha normalmente que você terá acesso ao DLC cedo ou tarde, dependendo do seu progresso.

Cuphead: The Delicious Last Course

The Delicious Last Course segue uma história nova. A Senhorita Cálice, que está no plano astral, pede ajuda a Xicrinho e Caneco em uma nova ilha e, ao chegar lá, um biscoito permite que ela troque de lugar com Caneco. Porém, o efeito é temporário. O Chef Pitadinha promete que se todos os ingredientes para uma receita secreta forem obtidos, ele consegue fazer que isso seja permanente. Obviamente, os ingredientes estão nas mãos dos novos chefes desta ilha.

A história, assim como o jogo base, continua sendo simples e direto ao ponto apenas para justificar por qual razão os nossos protagonistas estariam “metendo bala” em todo mundo.

Cuphead: The Delicious Last Course

A principal novidade do DLC, além de toda a Ilha IV, é poder jogar com a Senhorita Cálice. Ela não é exatamente uma terceira personagem que você escolheria no menu. A ideia é que ela é uma Relíquia que você equipa em Xicrinho (ou Caneco) e ele se transforma nela ao iniciar a batalha com o chefe. O gameplay da Senhorita Cálice é bem diferente dos irmãos: o parry, que você utiliza para interagir com as partes rosas que surgem dos chefes, fica localizado no movimento com o triângulo (o dash). Isso acontece porque a personagem possui um pulo duplo. Outro movimento exclusivo dela é uma rolagem invencível. Os Supers também são um pouco diferentes, como o ângulo de disparo.

Honestamente, é um gameplay novo e interessante, mas para quem está acostumado com o jogo base, acaba sendo uma experiência muito estranha, que exige uma adaptação mental. Se você já se acostumou com os irmãos, fazer parry com triângulo, por exemplo, é algo que você fará errado várias vezes, pois apertará o pulo duas vezes e a Senhorita Cálice realizará o pulo duplo nessa situação. Assim, o seu pulo perfeito no chefe já era. É claro, como dito é questão de costume, mas fico feliz que seja algo opcional.

Cuphead: The Delicious Last Course

Além da Senhorita Cálice, a loja in-game oferece algumas habilidades adicionais (tiros novos) que podem ser interessantes para quem queria ver algo nesse sentido. Honestamente, é difícil largar o tiro carregado e o perseguidor do jogo base, porém. Na loja também há uma relíquia estranha. Não vou entrar em detalhes, mas há alguns segredos nessa Ilha IV que envolve essa relíquia.

Outro recurso presente na Ilha IV são os desafios de parry. No jogo base eles eram bem simples, mas aqui dificultaram um pouco. Ao longo de sua jornada pela Ilha IV, umas escadas vão aparecer e levar você para participar de alguns desafios de um rei. Você só possui o pulo e o parry para vencer e três pontos de vida. Não são tão difíceis depois que você entende o padrão de cada desafio, além de serem bacanas de treinar o seu parry ainda mais.

Isso tudo, claro, sem mencionar os chefes principais da Ilha IV. Todas as batalhas são do mesmo nível do jogo base, apresentando desafios interessantes, inéditos, desafiadores e divertidos. Sem contar a qualidade gráfica: as animações dos chefes, seus lacaios e de todo o cenário como um todo continuam sendo sensacionais. A trilha sonora pode ficar um pouco ofuscada com o gameplay, mas também é muito boa.

Cuphead: The Delicious Last Course

Uma das minhas críticas ao jogo base ainda continua aqui, porém: os chefes de nave. Há somente um (ainda bem), mas em minha humilde opinião continua sendo uma batalha chata quando comparada aos duelos que exigem habilidade de plataforma.

Um outro problema do DLC talvez seja a sua duração. Apesar de soar que há muito conteúdo como descrito nesta análise, os chefes e toda a Ilha IV devem ser finalizados em 1 ou 2 horas no máximo (provavelmente menos) para quem já está familiarizado com o jogo base. Se você não busca por troféus ou terminar os chefes na dificuldade mais elevada (gosta apenas do conteúdo padrão), sem dúvida será um conteúdo curto. Você pode usar a Senhorita Cálice (e as novas habilidades) nos chefes do jogo base, porém é de se imaginar que o padrão de ataques deles continua sendo exatamente o mesmo (ou seja, “é” e “não é” uma experiência nova, no fim das contas).

O preço do DLC é completamente justo pelo conteúdo oferecido (7,99 dólares). O maior problema está na injustiça que a PS Store brasileira faz com os jogadores: é mais que o dobro do preço em reais (R$ 42,90) quando comparamos com a concorrência (R$ 19,95 no Xbox, Switch e PC). Não sabemos de quem é a culpa (provavelmente da Sony e não da desenvolvedora), por isso não levamos em conta isso na análise.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela StudioMDHR.

Veredito

Cuphead: The Delicious Last Course é um ótimo DLC que aprimora ainda mais um jogo que já era sensacional. Apesar da Cálice não ser exatamente um terceiro personagem e funcionar como uma relíquia, ela traz muitas novidades ao gameplay. Os chefes também continuam incríveis e desafiadores na medida certa. O único problema talvez seja sua duração.

90

Cuphead

Fabricante: StudioMDHR

Plataforma: PS4

Gênero: Ação

Distribuidora: StudioMDHR

Lançamento: 28/07/2020

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Cuphead: The Delicious Last Course is a great DLC that further enhances an already incredible game. Although Ms. Chalice is not exactly a third character and works as a charm, she brings a lot of new features to the gameplay. Bosses are still amazing and challenging. The only problem may be the duration of the DLC.