Granblue Fantasy Versus Rising

O diretor criativo de Granblue Fantasy Versus Rising, Tetsuya Fukuhara, compartilhou uma mensagem sobre as mudanças no sistema de comandos anunciadas recentemente para a sequência do jogo de luta.

Ei, pessoal. Fukuhara, diretor criativo de Granblue Fantasy: Versus Rising, aqui.

Outro dia, anunciamos que as habilidades executadas usando comandos simples e convencionais compartilhariam exatamente as mesmas propriedades em Granblue Fantasy Versus Rising. As reações começaram a chover e tenho feito o possível para ler o máximo possível de comentários.

Dos comentários que recebemos, os mais comuns foram pedidos para reter alguma forma de desvantagem para os comandos simples e perguntas sobre por que deixaríamos a opção de oferecer os técnicos. Posso ver de onde eles vêm e gostaria de aproveitar esta oportunidade para esclarecer como essa decisão foi tomada.

Primeiro, quero assegurar aos jogadores que essa mudança no sistema foi discutida por um longo período e, finalmente, concluímos que Granblue Fantasy Versus era o jogo perfeito para ousar tal design de jogo.

Antes de explicar mais, gostaria de dizer que entendemos perfeitamente que um dos aspectos mais gratificantes do gênero de jogos de luta é a satisfação de executar movimentos especiais. Tornar-se um com o seu personagem ao inserir rapidamente sequências complexas – essa é uma sensação exclusiva dos jogos de luta.

Por muitos anos, a comunidade de jogos de luta, inclusive eu, digeriu um número cada vez maior de títulos. Assim, para o jogador veterano, você poderia dizer que comandos precisos se tornaram uma segunda natureza. Os novatos em jogos de luta, por outro lado, não têm essa mesma experiência. Comandos precisos representam um obstáculo extremamente difícil para alguns superarem, e não queríamos desencorajar os jogadores por não conseguirem fazê-lo.

No entanto, a parte mais agradável dos jogos de luta – dois jogadores brigando em pé de igualdade – só pode ser experimentada quando esse obstáculo é superado. Para levar essa alegria ao maior número possível de pessoas, queríamos diminuir o obstáculo o máximo que pudéssemos. E para fazer isso, decidimos remover as desvantagens de usar comandos simples.

A profundidade técnica, como decidir no momento se vai para um comando simples ou técnico, pode ser perdida, mas não acreditamos que isso torne o jogo uma experiência mais superficial. Nós nos esforçamos muito para criar uma série de novas mecânicas que fazem uso de comandos simples, para que os jogadores possam se divertir com uma variedade de novas técnicas e estratégias para cada personagem. Nesse sentido, os jogos de luta por sua própria natureza ficam mais complexos à medida que as listas se expandem, mas acreditamos que a unificação das propriedades diminuirá o ritmo dessa complexidade crescente. Apesar dessa mudança, imagino que muitos jogadores veteranos de jogos de luta (inclusive eu, para ser honesto) usarão instintivamente os comandos técnicos, apesar da existência dos simples. Sem mencionar que a pressão de uma partida pode ser intensa, então falhas acidentais podem acontecer na batalha. Para isso, tornamos possível desabilitar os comandos técnicos nas configurações.

Olhando além da habilidade, queremos trazer a diversão dos jogos de luta, como ler seu oponente ou navegar na estratégia momento a momento, para jogadores de todos os lugares. Esperamos que isso apenas reforce a comunidade de jogos de luta, então faremos tudo ao nosso alcance para trazer a você a melhor versão possível de Granblue Fantasy Versus Rising.

O teste beta online começa amanhã. Queremos ouvir seus comentários, incluindo suas opiniões sobre as mudanças de entrada de habilidade, então certifique-se de acessar o site de pesquisa depois de jogar o jogo – usaremos seus comentários para tornar o jogo ainda melhor!

— Tetsuya Fukuhara, Diretor Criativo

Granblue Fantasy Versus Rising será lançado para PlayStation 5, PlayStation 4 e PC via Steam em 2023.