Granblue Fantasy Versus Rising

Granblue Fantasy Versus: Rising é um ótimo jogo de luta, como já apontamos em nosso review. E, como já é de costume, personagens DLC estão sendo lançados para o título para mantê-lo atraente para os jogadores.

Uma dessas adições foi uma surpresa agradável: 2B, de NieR: Automata, chegou ao título em fevereiro. A famosa personagem da Square Enix é também o primeiro crossover do jogo de luta da Cygames e Arc System Works. Por conta disso, suas mecânicas são bem diferentes do restante do elenco.

Já Vane é um pouco mais dentro do esperado, mas como tivemos acesso a ambos, também daremos as nossas impressões.

2B em Granblue Fantasy Versus Rising

À primeira vista, 2B é sensacional. Muitos elementos do seu jogo de origem são transportados para cá e, por conta disso, há “mudanças nas regras básicas”, as quais já explico melhor.

Granblue Fantasy Versus Rising

Um ponto fraco de 2B é a variação de cores. GBVSR é ótimo nesse sentido com o seu elenco, apresentando cores bastante variadas para os personagens. Já 2B, apesar de ter quatro cores padrão e outras quatro que podem ser destravadas, são todas muito similares.

Quanto ao gameplay, 2B possui uma barra própria de ‘SKL’. Todos os golpes que utilizam o seu drone gastam essa barra, a qual é enchida automaticamente com o tempo. Ou seja, 2B não possui aquele marcador de cooldown dos movimentos, mas sim essa barra do seu drone no lugar.

Outra diferença importante no gameplay de 2B é que ela não possui ataques ao correr. Ou seja, o famoso ’66A’ não existe. Caso não esteja ciente, o ataque com corrida em GBVSR é importante porque se você atacar com o fraco (botão A), o ataque é seguro e impunível (o chamado safe on block) e, se acertar, permite que você combe em seguida. O ataque da corrida com médio (B) não é seguro, mas é um ‘low’ (o oponente precisa defender agachado). Já o com forte (C) é um ataque forte que derruba o oponente, mas também não é seguro. Em outras palavras, o fraco é uma das melhores escolhas para se aproximar do oponente e isso 2B não apresenta.

Granblue Fantasy Versus Rising

Em compensação, 2B possui outras formas de se locomover. O botão X, por exemplo, que possui funções que variam entre os lutadores, serve como um desvio bastante amplo. Além disso, se usado no ar, permite que ela plane com o drone – sem contar o fato que 2B possui um pulo duplo.

O drone, como dito, usa a barra, mas possui muitas variações de ataques para diferentes situações. Os próprios ataques simples (os ‘normais’) de 2B também são bons, com um alcance maior. Tudo isso compensa a ausência do 66A.

Granblue Fantasy Versus Rising

Por fim, algo curioso que 2B apresenta é a sua auto-destruição. Se usado no fim do round e não for o suficiente para eliminar o oponente (o ataque remove cerca de pouco menos de metade da vida dele), 2B perde o round. E, como você já pode imaginar, ela começa a luta seguinte com o seu visor e traje destruídos.

2B é uma personagem bem interessante e que foi implementada de forma divertida em GBVSR. É ainda um pouco cedo dizer se a personagem será boa nas ‘tier lists’, mas sem dúvida não é ruim.

Vane em Granblue Fantasy Versus Rising

Vane é aquele personagem que não há muito o que dizer para quem conhece o básico do jogo. Ele é um personagem que causa dano e possui um ótimo alcance, em troca de velocidade dos ataques.

Um de seus golpes são simples ataques “espetados” que mais valem ser usados ou de forma fraca (porque são seguros na defesa) ou que gastem barra, pois causa wall bounce (o oponente kicka na parede) independente de onde esteja no cenário. Outro movimento é uma espécie de ganho iluminado que pode servir como anti-aéreo (apesar de não ser invulnerável) ou para estender combos. A opção que gasta barra é invencível no início.

Um golpe de Vane é bem simples no chão, servindo para cobrir uma grande área, mas se usado no ar causa um pequeno atraso no pouso – isso ajuda a evitar ataques anti-aéreos do oponente.

Algo exclusivo de Vane é um escudo que ele pode ativar e que aguenta um golpe do oponente. As diferentes forças do botão causam o escudo aparecer mais perto ou mais longe. Se gastar barra, o escudo pode causar um pouco de dano no oponente.

Com exceção do escudo, Vane é um personagem mais ou menos padrão do que se espera em GBVSR, não trazendo muitas surpresas.