Digital Foundry analisa outros aspectos do PS5; temperatura, consumo de energia, HDMI 2.1 e mais

PS5

A Digital Foundry continua analisando diversos aspectos do PS5. Após uma minuciosa análise da retrocompatibilidade do console, a equipe agora se volta para aspectos mais técnicos e curiosos do console.

Quanto ao ruído que o console faz, é praticamente inexistente mesmo em uso de jogos. Qualquer som do PS5 acaba sendo abafado pelos sons ambientes normais.

O fator temperatura foi avaliado no console usando uma câmera térmica, para que fosse possível acompanhar a concentração de calor do equipamento e também se a dissipação do mesmo é eficiente. A carcaça do PS5 fica entre 25º a 30º Celsius. O local onde se encontra o processador e também a exaustão de ar do mesmo chegou no máximo a 50º. O ponto de maior calor do console foi o conector ethernet (porta de rede), chegando a 60º, mas acredita-se que isso é devido ao revestimento metálico da porta que é condutor de calor mais acentuado.

Apesar da fonte de 350W de potencia, a maioria dos jogos testados ficaram abaixo até mesmo de consumo observado no PS4 Pro. No menu, o console apresenta um consumo entre 63 a 70W. Jogos como Marvel’s Spider-man: Miles Morales mostra um consumo de no máximo 199W. O console só atinge o pico de consumo no modo performance, rodando o jogo a 60fps. Modo 4k chega a consumir até 20W a menos. O mesmo acontece com Devil May Cry 5 e Astro’s Playroom, mantendo números similares. Ao rodar jogos retrocompatíveis, o PS5 pode consumir até 50W a menos, como em Rise of Tomb Rider e Knack.

Completando um pouco mais sobre a visão do DualSense, o novo controle se mostra algo extremamente inovador com o sistema de feedback háptico. Somente o novo sistema de vibração consegue entregar uma sensação do que acontece na tela sem mesmo precisar de som.

Algo notado também é a qualidade visual da interface. Totalmente renderizada em 4K e com HDR, o visual apresentado apelas pela interface de usuário é de altíssima qualidade. Um sistema que é atrelado a UI é o Switcher, que permite a troca rápido entre os últimos jogos iniciados. Funciona como uma espécie de boot rápido entre os jogos usados recentemente, mas não chega a ser o quick resume do Xbox Series X.

O HDMI tem sido algo que está gerando certa discussão no momento. O cabo que acompanha o console é sim um cabo HDMI 2.1 e o console faz uso do máximo que é possível, como transmitir em 4k a 120fps em uma tv compatível pra isso. Entretanto, mesmo tendo na caixa que o console suporta 8K, esse não é o caso prático no momento. Mesmo numa 8K compatível, o PS5 não gerou imagem nessa resolução, se limitando ao 4K. A Digital Foundry não vê isso como problema, mas sim como uma funcionalidade que não está ativa no momento e deve vir via atualização de software no futuro.

Ainda quanto ao que o PS5 suporta de resolução, foi confirmado que o console realmente não tem suporte para 1440p. Ao colocar o console em algum monitor com essa resolução, o PS5 configura a saída de imagem para 1080p, ou seja, em FullHD e não 2K que o monitor suportaria.

E finalizando, a Digital Foundry fez alguns testes quanto ao armazenamento do console. Não é possível copiar um jogo de PS5 para um HD externo para liberar espaço, sendo necessário apagar e baixar novamente quando desejado. Numa questão de arquivamento de jogos de PS5, para que não seja necessário baixar novamente títulos enquanto gerencia o espaço do console, o console não dá tantas opções quanto o Series X, que permite copiar o arquivo de um jogo para um HD externo mesmo que não possa ser executado de lá.

Confira abaixo o vídeo completo da análise.