Digital Foundry analisa a retrocompatibilidade do PS5

PS4-PS5

Desde o anúncio da retrocompatibilidade do PS5 com jogos do PS4, muitas dúvidas ficaram no ar e a Sony não se esforçou o bastante para explicar minuciosamente seu funcionamento para os usuários.

Com o recebimento do console para review, pudemos testar alguns jogos nesse tempo para dar uma ideia do funcionamento de alguns títulos do PS5 rodando no PS5, como God of War, Bloodborne e The Witcher 3: Wild Hunt.

Com o fim do embargo para o PS5, a Digital Foundry dissecou o funcionamento da retrocompatibilidade no console e explicou como ela funciona. Spoilers, é excelente!

O artigo explica que o PS5 melhora tudo o que é possível ser melhorado em jogos do PS4 em que há margem para aprimoramento. Se um jogo tem a taxa de quadros livre ou opção para melhorar isso (ainda que seja algo específico do PS4 PRO na época), provavelmente irá alcançar 60fps fixos.

Títulos que receberam melhorias, como God of War, Days Gone e Ghost of Tsushima, rodam de forma espetacular no PS5. De fato, o fator de melhoria dos jogos é maior quando acontece a comparação do título PS4 PRO rodando no PS5 do que o mesmo título no Xbox One X rodando no Xbox Series X. A maior questão aqui é que o serviço da Microsoft para o Series X é mais completo, abrangendo melhorias, no mínimo loadings mais rápidos, para vários jogos.

Voltando para jogos que não possuem ainda algum patch de melhoria no PS5, caso algum fosse limitado pela parte técnica no PS4 PRO, agora ele alcança números melhores do que antes. Por exemplo, Rise e Shadow of the Tomb Raider sofriam para manter uma taxa de quadros por segundo no PS4 Pro na sua função de maior frames. Agora, sem a limitação da CPU Jaguar, todos os jogos que possuem melhorias para 60fps ou taxa de quadros livres vão alcançar isso sem nenhum esforço. Isso também acontece com jogos como Final Fantasy XV (Lite Mode ativo), Hitman (60 fps no mapa Paris), Just Cause 3 (30fps fixos), Dark Souls III (1080p e 60fps), Crysis Remastered (1080p e 60fps), Sekiro: Shadows Die Twice (4k Checkerboard e 60fps), Until Dawn (1080p e 60fps) e Knack (1080p e 60fps).

Quando comparado com o serviço de retrocompatibilidade do Xbox Series X/S, o PS5 não possui aprimoramentos automáticos de HDR ou 16x filtro anisotrópico para texturas. Alguns jogos apresentaram mensagem de possível erro ao executar, como Doom Eternal ou Sleeping Dogs Definitive Edition, mas funcionaram normalmente.

Concluindo, títulos que foram desenvolvidos de forma fixa e sem abertura para melhorias, como é o caso de Bloodborne, não terão aprimoramento notável. Jogos assim precisarão de alguma atualização para se ajustarem ao novo console.

Paralelo a Digital Foundry, o site GameSpot soltou uma análise que mostra o tempo de loading de cada jogo em diferentes situações. Veja logo abaixo.

Game PS5 (Internal) PS5 (External SSD) PS5 (External HDD) PS4 (Internal)
Bloodborne 0:36 0:36 0:49 0:58
Days Gone 1:05 1:06 2:03 2:21
Final Fantasy 7 Remake 0:44 0:44 1:37 1:08
Final Fantasy XV 1:10 1:07 2:15 2:40
Ghost of Tsushima 0:57 0:55 1:12 1:07
Monster Hunter World 0:51 0:50 2:10 1:58
Red Dead Redemption 2 1:04 0:59 2:01 2:16