Com a chegada de Final Fantasy VII Remake ao plano PS Plus, milhares de jogadores aproveitarão a jornada de Cloud e cia por Midgar. Quando o título chegou no ano passado, publicamos uma matéria que oferece diversas dicas para os jogadores:
O artigo conta com inúmeras dicas, mas seguem algumas essenciais para quem está começando (não há spoilers):
- Explore os mapas! Final Fantasy VII Remake é uma experiência relativamente linear e você só poderá voltar em determinadas áreas através da seleção de capítulos que é desbloqueada com a conclusão do jogo, então aproveite o seu tempo e explore os mapas, quase todas as Matérias e Armas estão em baús de fácil acesso fora do caminho principal e você também encontrará importantes itens de cura, evitando assim gastar Gil com eles.
- Destrua as caixas da Shinra. Essa é uma extensão do ponto anterior. Ao longo do jogo, você encontrará várias caixas de metal gravadas com o símbolo da Shinra. Destrua-as. Não só essa é a forma mais fácil e eficiente de recuperar PM (e a única possível no modo Difícil), mas você também encontrará itens de cura nela.
- Analise os inimigos! Logo no começo do jogo, Cloud receberá uma Matéria chamada “análise”, que te permite analisar os inimigos e descobrir os seus pontos fracos, resistências e ataques. Isso não só facilita a sua vida em combate, como lhe permitirá concluir com maior facilidade os “Informes de Combate”, missões dadas pelo mesmo NPC que dará essa Matéria e, ao concluir todos os Informes, um troféu será conquistado.
- Use e abuse dos ataques especiais. Os ataques básicos em FF7R são com quadrado e todos os personagens possuem uma habilidade exclusiva única com triângulo que pode acabar ficando esquecida. Independente de qual personagem o jogador estiver controlando, sempre use essas técnicas. O modo Justiceiro do Cloud causa mais dano e habilita um contra-ataque fulminante, a Sobrecarga do Barret é bem poderoso contra inimigos distantes, o Gancho Turbilhão (e suas versões melhoradas com Poder Imensurável, Onipotência e Ascensão e Queda) da Tifa causam muito dano de uma vez só e se encaixam perfeitamente nos combos e a Tempestade da Aerith demora um pouco para explodir, mas é o ataque mais forte e eficiente dela.
- Não tenha pena de gastar suas barras de BTA/ATB e de usar magia em combate. Pode parecer prudente guardar as cargas para usar quando for necessário utilizar itens de cura, mas as habilidades ofensivas e magias são a forma mais fácil de acabar com os combates sem sofrer muito dano e subir a barra de atordoamento dos inimigos. Além disso, você sempre será capaz de recuperar PM através das caixas da Shinra ou em bancos situados antes de batalhas contra chefes.
- Não tenha medo de defender e esquivar dos inimigos. Essa dica é especialmente para fãs que não estão acostumados à RPGs de Ação. Defender com R1 e esquivar com círculo são ferramentas úteis e vão te fazer economizar bastante em poções e tufos de fênix, especialmente contra inimigos mais fortes, então sempre tenha um dedo perto desses botões e dê preferência a eles.
- Aprenda as habilidades específicas das armas. Cada arma do jogo possui uma nova habilidade ligada a ela e que precisa ser aprendida com o constante uso em batalha e mesmo as técnicas das armas que você não usará constantemente são úteis contra determinados inimigos, então é importante dedicar um tempinho para elas (e é preciso aprender todas para conquistar um troféu). Toda habilidade possui um bônus de proficiência que acelera bastante processo (sem elas, cada técnica precisa ser usada 10 vezes antes de ser aprendida e o jogador poder usá-las sem a arma estar equipada), então sempre preste atenção nisso.
- Algumas habilidades são especialmente úteis no começo do jogo. O Poder Imensurável da Tifa, como já mencionado, Golpe Triplo do Cloud (aprendida com a Lâmina de Ferro), Mártir do Barret (aprendida com a segunda arma dele, a Metralhadora Leve) e Proteção Arcana da Aerith (aprendida com o Bastão Protetor, a arma inicial dela). Além disso, todas as habilidades com o nome “Focado” aumentam bastante a barra de atordoamento dos inimigos (o Tiro Focado do Barret e o Golpe Focado da Tifa em especial), sendo bastante eficientes.
- Complete os minigames assim que for possível. Como mencionado, você poderá voltar aos capítulos após concluir o jogo, mas é sempre recomendado finalizar os minigames (e conquistar os seus respectivos troféus) o quanto antes, uma vez que os itens conquistados com eles são bem úteis ao longo do jogo.
- Dê atenção as missões secundárias. Elas ficam marcadas no mapa com marcadores verdes e, apesar de FF7R não possuir muitas missões secundárias, elas são divertidas de fazer. O jogo possui um total de 26 delas, mas só 24 podem ser realizadas em cada campanha. Essas missões estão espalhadas pelos Capítulos 3, 8, 9 e 14, com as missões que podem ser perdidas ocorrendo no Capítulo 9. Para o troféu correspondente, você pode fazer qualquer uma das missões e depois retornar via seleção de capítulos e fazer as outras escolhas.
- Essas missões secundárias do Capítulo 9 dependem da sua resposta ao Chocobo Sam e a Madame M logo no primeiro encontro com ambos. Para o primeiro par de missões, com o Chocobo Sam, quando questionado sobre como a garota que o Cloud e a Aerith estão procurando é, responda que “Ela tem uma ótima forma física” e depois escolha um dos dois serviços mais baratos da Madame M (que custam 100G e 1.000G); Para o segundo grupo, responda “Ela cuida muito bem do bar” e escolha o serviço de luxo da Madame M (que custa 3.000G).
- Apenas três tipos de colecionáveis estão relacionados a troféus, sendo eles os Discos de Música, as Armas e os Incidentes do Johnny. Abaixo nós explicaremos como realizar todos os Incidentes do Johnny, mas é preciso dar algumas dicas específicas para os Discos e Armas.
- Os Discos são os mais fáceis de se encontrar. Fique atento a um pop-up azul que sempre aparecerá quando uma nova música começar a tocar, significando que você está próximo de uma de quatro opções: um NPC que lhe dará o disco, uma máquina que vende itens onde o disco poderá ser comprado por 50G, um vendedor que que também lhe venderá o disco pelo mesmo preço ou uma jukebox na qual você poderá pegar o disco (essas últimas aparecem marcadas no mapa com o símbolo de um CD). A exceção fica por conta de um disco que é dado ao completar o tutorial do minigame de dança, que nós explicamos mais abaixo.
- Já as armas quase sempre aparecem em baús roxos espalhados pelo mapa, vendidas em lojas de armas, serão dadas após um evento da história, completar uma missão secundária ou serão conquistadas derrotando um chefe.
- A exceção fica por parte do Bastão de Lâmina da Aerith que precisa ser roubado com a Matéria de Roubo (que é sempre bom ter equipado) no chefe final do Capítulo 11. Se você perder da primeira vez, pode sempre voltar após concluir o jogo.
- Fique sempre atento aos acessórios equipados. O melhor item para se equipar no Cloud, na Tifa e no Barret, assim que possível, é o Cinturão de Campeão, que você ganha ao completar o minigame de agachamento no Capítulo 9. Para a Aerith é o Colar Terapêutico que pode ser encontrado no Capítulo 13.
- Por fim, equipe as Matérias de Invocação! Elas não contam para o espaço utilizado por outras Matérias (são espaços dedicados exclusivamente a elas) e elas tornam as lutas contra alguns chefes muito mais fáceis. Como cada personagem pode equipar uma, isso garante acesso a diferentes tipos de habilidades para atacar os pontos fracos dos chefes.
Lembre-se, há muito mais conteúdo no artigo em si.
Quando terminar Final Fantasy VII Remake, sabemos que ficará confuso, por isso criamos um artigo que explica o seu fim:
Obviamente, acesse esse segundo artigo somente quando terminar o título.
No mais, aproveite o jogo que foi eleito o melhor jogo de PS4 de 2020 pelo PSX Brasil.