A Gamescom é uma das maiores feiras de games do ano. O evento acontece em Colônia, na Alemanha, normalmente durante o mês de agosto. A Gamescom 2018 começou hoje, 21 de agosto, e vai até o dia 25 de agosto (sábado).
Diferente da E3, a Gamescom sempre foi aberta ao público (a E3 mudou suas regras recentemente, mas ainda assim não é tão simples). Apenas o primeiro dia é mais fechado para a imprensa e indústria, porém isso não tornam as coisas mais fáceis: Devil May Cry 5, uma das sensações da edição deste ano, estava com uma fila de espera de cerca de três horas. Ou seja, esperar três horas para poder jogar uma demo de 10 a 15 minutos.
As empresas de games guardam diversos anúncios para a Gamescom. No entanto, nunca crie uma expetativa à la E3: por ser um evento que ocorre dois meses depois da feira de Los Angeles, a “munição” a ser gasta é menor. O que é de costume acontecer durante a Gamescom é vermos trailers e anúncios relacionados a jogos que já sabemos que existem, principalmente de empresas europeias.
Antes do evento em si, algumas companhias já começaram a soltar notícias. A Koei Tecmo, por exemplo, mostrou um trailer e imagens de Hitomi e Leifang em Dead or Alive 6. Aproveitando o embalo do evento, a WB Games anunciou que Hitman 2 terá um DLC com basicamente todo o conteúdo do jogo anterior (e será gratuito para quem tem o primeiro game) e divulgou um novo trailer de LEGO DC Super-Villains. Ainda, o jogo anunciado na The Game Awards, World War Z, recebeu um trailer das hordas de zumbis.
As produtoras independentes fizeram alguns anúncios também: sejam bons ou ruins. Começamos com os bons: o aclamado Hollow Knight chegará em 2019 para o PS4 (e Xbox One) e Flashback 25th Anniversary será lançado em 25 de outubro para PS4.
Já as ruins (péssimas, na verdade): Bloodstained: Ritual of the Night foi adiado para 2019 com a versão de PS Vita cancelada e Metal Wolf Chaos XD também foi adiado para 2019.
Como dito, Gamescom significa trailers de jogos. E tivemos inúmeros deles. A Square Enix nos entregou um trailer de Just Cause 4 sobre os tornados e o aguardado Life is Strange 2 teve o seu trailer de revelação, assim como um gameplay de 20 minutos.
A Activision prometeu que Sekiro: Shadows Die Twice estaria jogável no evento e, dito e feito, tivemos o anúncio da data de lançamento (22 de março), assim como o gameplay propriamente dito.
A Deep Silver, por sua vez, revelou o trailer para a Gamescom de Metro Exodus e a data de Shenmue III (27 de agosto de 2019).
A Electronic Arts divulgou o trailer do modo A Jornada de FIFA 19, assim como anunciou a data da beta aberta de Battlefield V (6 de setembro) e lançou dois trailers do jogo (um sobre a Companhia e o outro mais geral para a Gamescom).
A Bandai Namco surpreendeu a todos anunciando Man of Medan da Supermassive Games (de Until Dawn). O título de terror sobrenatural que acontece em um navio fantasma do Oceano Pacífico chegará em 2019 para PS4, Xbox One e PC. Outro anúncio importante da companhia foi, finalmente, a data de Ace Combat 7: Skies Unknown (18 de janeiro de 2019).
É claro, também tivemos trailers e anúncios relacionados a outros jogos aguardados da Bandai Namco: Tira será personagem DLC e haverá o modo Libra of Soul em SoulCalibur VI, trailer de One Piece: World Seeker e Vegeta e Sabo em Jump Force. Por fim, duas surpresas: Twin Mirror (da DONTNOD) será em formato de episódios, sendo que há três previstos, e Dark Souls Trilogy é uma coletânea com os três jogos da série e DLCs.
A Capcom não decepcionou. Apesar de não termos um trailer de Resident Evil 2, imagens de Claire Redfield puderam ser vistas juntamente com uma nova arte. O que havia sido prometido era uma demonstração de Devil May Cry 5 e hoje tivemos tanto o gameplay dessa demo, quanto um novo trailer do jogo. E o principal: Devil May Cry 5 será lançado no dia 8 de março de 2019.
A THQ Nordic foi outra companhia que trouxe alguns jogos. Tivemos Biomutant e Darksiders III (ambos com muito gameplay), assim como o anúncio de Desperados 3.
A Ubisoft não deixou barato e investiu na Gamescom deste ano lançando dois trailers de Assassin’s Creed Odyssey focados nos protagonistas Alexios e Kassandra, data de lançamento e detalhes da beta de Trials Rising, trailer de Starlink: Battle for Atlas, anúncio da atualização Gator Rush de The Crew 2 e detalhes das edições especiais (e um trailer) de The Division 2.
A Funcom revelou que Mutant Year Zero: Road to Eden chegará em 4 de dezembro, enquanto que a Microids lançou um novo trailer de Blacksad: Under the Skin.
A Bethesda, depois de gastar sua munição na QuakeCon, soltou apenas um trailer de Fallout 76 sobre a construção de bases.
Depois de tanta notícia boa, vamos às ruins. São apenas duas: Overkill’s The Walking Dead foi adiado para fevereiro de 2019 no PlayStation 4 (e Xbox One) e tivemos apenas quatro novas imagens de Cyberpunk 2077. Considerando que a CD Projekt RED fez um teaser, esperávamos mais. No entanto, como a feira ainda não acabou, há esperanças por mais notícias do aguardado RPG.
A Gamescom 2018 continuará até o dia 25 de agosto. O “grosso” dos anúncios, sem dúvida, aconteceu hoje. Mas amanhã, 22 de agosto, a Blizzard (que possui grandes planos para o evento) soltará um novo curta animado de Overwatch. Apostas de qual personagem veremos como protagonista?
Por fim, a lista dos melhores jogos da Gamescom 2018 já foi divulgada pelo comitê avaliador.