Bleak Faith: Forsaken

Bleak Faith: Forsaken, um jogo soulslike lançado em 10 de março para PC e que deve chegar aos consoles no futuro, teve sua desenvolvedora acusada de plagiar as animações de Elden Ring.

O desenvolvedor de ferramentas de modding de Dark Souls, ‘Meowmaritus’, revelou o assunto no Twitter, mostrando algumas evidências bastante contundentes.

Em resposta, um desenvolvedor da Archangel Studios, desenvolvedora de Bleak Faith, divulgou um comunicado no Discord defendendo a inclusão das animações, explicando que foram adquiridas como parte de um pacote obtido na Epic Games Store.

O desenvolvedor, sob o nome de usuário ‘überfaith42’, escreveu: “sempre fomos transparentes sobre o uso do Epic Marketplace para animações que são boas e se encaixam em nosso tema. O resto eu fiz – só precisávamos de mais variedade, e não sou um animador de profissão, tive que aprender para este jogo”.

Um link para o pacote de recursos da Epic Games Store, de onde o desenvolvedor alegou que as animações vieram, foi fornecido, mas agora leva a uma página ‘não encontrada’ agora.

Archangel Studios agora afirma que o estúdio está trabalhando em animações alternativas para o jogo, e überfaith42 seguiu seu post no Discord com outro, que afirma que “quero enfatizar que esta decisão vem atualmente puramente de uma lente artística, como artista tenho orgulho em todo o trabalho manual e coisas únicas que construí ao longo desses muitos anos. Eu queria que o jogo se destacasse e trouxesse seu próprio brilho de todas as maneiras possíveis. Eu definitivamente não sabia que nenhuma das animações era realmente semelhante a qualquer outra coisa, apenas pensei que estávamos fazendo negócios com uma entidade legítima e que seu trabalho se encaixa em nossa visão de combate. Se for descoberto que esse vendedor é ilegítimo, todos nós seremos vítimas de comportamento nefasto”.