O site Polygon divulgou um artigo chamado “Capcom vs. SNK: An oral history“. Nele, diversos membros que se envolveram no desenvolvimento do título comentam suas lembranças a respeito. Há inúmeras curiosidades para quem gosta de se aprofundar nesse tipo de assunto.

Goku, Ryu e Ken em KOF 98

No entanto, parece que existiu uma versão de Capcom vs. SNK que permitia aos jogadores usar Ryu de Street Fighter ou Kyo de The King of Fighters contra Goku de Dragon Ball Z. Curiosamente, esse crossover realmente existia cerca de dois anos antes do Capcom vs SNK original ser lançado.

“Eu tenho um segredo para contar a vocês, e não sei se isso é algo que realmente deveria estar dizendo, mas: […] dois anos antes do lançamento de Capcom vs. SNK, fizemos King of Fighters ’98, e realmente tivemos um pouco de tempo depois de terminarmos o desenvolvimento”, disse o supervisor de pixel art de Capcom vs. SNK, Toyohisa Tanabe. “Então a equipe acabou construindo o jogo com Ryu e Ken”.

Claro, esta foi uma versão única de Capcom vs. SNK que nunca foi feita para o público. Os desenvolvedores aparentemente fizeram essa versão do jogo apenas para se divertir. “Isso não é algo que muitas pessoas saibam – acho que apenas os desenvolvedores sabem sobre isso, e eu nunca disse a ninguém – mas sim, apenas por diversão, antes que Capcom vs. SNK existisse, eu estava jogando como Ryu e Ken em King of Fighters ’98“, continuou Tanabe.

Mas Ryu e Ken de Street Fighter não foram os únicos “personagens convidados” a serem apresentados nesta versão de King of Fighters ’98. Aparentemente, os personagens de Dragon Ball Z também eram jogáveis ​​nesta versão.

“Fizemos isso no hardware de desenvolvimento, então é claro que nunca foi em um cartucho físico”, afirmou Tanabe. “Além disso, estou apenas lembrando disso agora, mas não foi apenas com Ryu e Ken que acabamos brincando. Colocamos personagens de Dragon Ball, como Goku, também”.

Capcom vs SNK 3

Em outro momento da conversa, Hideaki Itsuno, que foi diretor de Capcom vs SNK 2, disse: “pouco depois de terminarmos Capcom vs. SNK 2, começamos a trabalhar em uma versão 3D de Capcom vs. SNK 3 para o PS2. CvS3 era para ser o último [jogo de luta 2D], mas acabou se tornando um jogo 3D ao longo do caminho, e então a SNK desistiu e esse projeto foi cancelado também”.

DC vs Capcom

Não relacionado a esse artigo do site Polygon, mas sim às séries Versus da Capcom, Katsuya Akitomo, artista da Capcom que trabalhou na época dos primeiros jogos de luta da Marvel, revelou muitas coisas interessantes em seu Twitter.

O post abaixo leva a uma thread repleta de curiosidades, mas a mais interessante é um comentário seu sobre a DC. Segundo Akitomo, durante os anos 90/2000, a DC conversou com a Capcom sobre fazer um jogo da Liga da Justiça. A Capcom, por sua vez, pediu pela opinião de Akitomo e ele foi contra. O motivo que ele apresentou é que a diferença de poder dos personagens da DC é muito maior que os da Marvel. Não só isso, mas na visão de Akitomo, apenas Batman estava fazendo sucesso na época – os outros personagens não eram relevantes.