Em 1994, a Capcom U.S.A. processou a Data East Corp. com base em violação de direitos autorais, buscando 623 milhões de ienes em danos. Mais especificamente, a Capcom alegou que sete personagens de Street Fighter 2 foram copiados em Fighter’s History.
De acordo com a Capcom, um número significativo de elementos de Guile, Sagat, Ryu, Vega, Ken, Zangief e Chun-Li foram copiados de Street Fighter 2 para criar Matlok Jade, Samchay Tomyamgun, Makoto Mizoguchi, Jean-Pierre, Ray McDougal, Marstorius e Fei-Lin, respectivamente, em Fighter’s History.
Apesar das semelhanças, o juiz William H. Orrick Jr. concluiu que havia fortes evidências de que a Data East Corp. se propôs a imitar o sucesso de Street Fighter 2, mas a Capcom acabou perdendo o caso, pois muitos dos supostos elementos copiados eram muito amplos ou genéricos para serem tecnicamente de propriedade da Capcom.
Explicada a história, agora temos um vídeo desse caso. Divulgado por Mollie L Patterson (via EventHubs), você pode conferir logo abaixo o material.
É o vídeo que a Data East Corp. gravou para o processo, tentando explicar as diferenças dos personagens. É uma comparação sobre o visual e inspirações. Há uma segunda parte que compara os golpes especiais, mas até o momento não foi divulgada publicamente.