Depois de mais de 26 anos, foi descoberto um exploit (uma falha) no PlayStation original que permite rodar jogos alternativos (em outras palavras, piratas) de uma maneira que não exige modificar fisicamente o console (ou seja, é um softmod). Esse exploit foi apelidado de “tonyhax” pela comunidade.
Como o vídeo do canal Modern Vintage Gamer explica, você precisa ter uma cópia original de Tony Hawk’s Pro Skater 2 ou Tony Hawk’s Pro Skater 3 (por isso o nome de “tonyhax”). Em seguida, coloque em seu Memory Card um save de qualquer um desses jogos que tenha sido editado com o “tonyhax”.
Inicie um dos dois jogos normalmente e selecione a opção de criar um skatista. Ao fazer isso, o PS1 abrirá um menu que o “tonyhax” define. Abra a tampa do leitor e coloque um disco alternativo. O PS1 rodará o game pirata sem problema algum e sem a necessidade de modificar qualquer parte de seu console.
Na década de 90, quando o PS1 era pirateado, as modificações feitas no console consistiam no leitor. Os discos originais de PlayStation possuem o chamado “Wooble Groove”, que é uma linha de leitura que o PS1 identificava para ser um jogo original. Os discos gravados em um gravador de CDs comum não possuem essa marca. Assim, era preciso modificar o leitor do console para que ele pensasse que se tratava de um game original. O “tonyhax” descrito nesta notícia engana o console sem a necessidade de modificar o leitor fisicamente.