Em comemoração ao aniversário de 20 anos de Final Fantasy X, os principais desenvolvedores do título participaram de uma entrevista com a Famitsu (via Kotaku) recontando o processo de desenvolvimento.

Uma das curiosidades saídas dessa entrevista vieram das palavras do roteirista do jogo, Kazushige Nojima, que revelou que “para colocar o personagem dentro da água, no plano inicial, houve um período de tempo em que Tidus era um encanador subaquático”.

O designer de personagens Tetsuya Nomura chegou a desenhar ilustrações de Tidus, o encanador, mas durante o desenvolvimento, o personagem passou a ser um jogador de Blitzball, o esporte aquático inventado para FFX. Como Blitzball é jogado sob a água, essa foi uma forma de manter o conceito geral sem fazê-lo consertar canos.

Quando questionado se houveram traços dessa origem como encanador, Nomura disse que “o macacão parece ser”. Nomura disse ainda que ele desenhou as roupas inicialmente para parecem algo de trabalho, mas quando Tidus se tornou um atleta, elas também se tornaram mais esportivas.

Yoshinori Kitase, o produtor do jogo, disse que foi ideia dele tornar Tidus um atleta. A inspiração para isso foi o amor de Kitase por filmes de ficção científica que possuem elementos esportivos ou corridas neles.

“Até aquele ponto, não havia tido qualquer componente esportivo na série Final Fantasy“, disse Kitase, “então eu pensei que seria um novo desafio”. Ao transformar ele em um esportista, Kitase adicionou, isso daria a ele uma identidade única entre protagonistas da série.

“A essa altura, eu conversei com Nojima, e ele [Tidus] foi de um encanador na água para um atleta que compete na água”.