O ex-desenvolvedor da Rockstar North, Obbe Vermeij, revelou que a companhia estava trabalhando há cerca de 20 anos em um jogo de sobrevivência de zumbis ambientado em uma remota ilha escocesa.
Em uma postagem no seu blog (e que foi removido a pedido da Rockstar), Vermeij falou longamente sobre o plano de produzir um jogo de zumbis usando a base de GTA: Vice City, um conceito que supostamente circulou pela Rockstar North por cerca de um mês em 2002.
Vermeij escreveu que os artistas da Rockstar North queriam produzir um jogo de zumbis, porque “artistas gostam de zumbis”. Ele explicou que o objetivo era pegar o código de Vice City e remodelá-lo, criando um jogo de zumbis que se passaria em uma ilha escocesa abandonada e misteriosa, sitiada por constantes ataques de mortos-vivos.
O jogador usaria veículos para atravessar a ilha e moveria constantemente para sobreviver, tornando o combustível um recurso precioso que precisaria ir atrás constantemente.
Aparentemente, o conceito não teve pernas porque todos os envolvidos pensaram que seria “muito deprimente” e, em vez disso, seguiram em frente com o próximo GTA, que acabaria sendo San Andreas.
Quase uma década depois, o conceito de sobrevivência de zumbis surgiria novamente para a Rockstar, na forma da expansão Undead Nightmare de Red Dead.