Uma das principais missões do ambicioso novo jogo da Media Molecule, Dreams, sempre foi inspirar jogadores a criarem usando um grupo de ferramentas acessíveis, algo que se tornou possível mesmo antes do lançamento oficial do jogo semanas atrás, quando o jogo entrou em Early Access em abril de 2019.
Mesmo com uma equipe relativamente pequena, o gerente de comunidade da MM, Tom Dent, revelou em entrevista ao site VideoGamesChronicle que membros da equipe de desenvolvimento de Dreams foram contratados da própria comunidade que acompanha os jogos da empresa.
“John Beech [designer principal], Christophe Villedieu [designer] e Steven Belcher [level designer] vieram todos de Little Big Planet, em sua maioria LBP 1, que vieram e então trabalharam em LBP 2, baseado puramente em seu trabalho”, disse Tom Dent.
“John, por exemplo, é um construtor por profissão, ele não era um desenvolvedor de jogos, mas seu trabalho era tão bom em LBP que nós o trouxemos e agora ele é o designer senior de princípios em Dreams, então ele criou muito do Art’s Dream, ele é grande na comunidade – você provavelmente viu o café da manhã dele – e Christophe é o mesmo, Steve é o mesmo.”
“Mas quanto a Dreams, nós contratamos o primeiro membro da comunidade de Dreams no ano passado”, revelou Dent. “Jamie Breeze era um criador notável e nós abrimos a nossa primeira posição relacionada a Dreams, que foi criador de conteúdo da comunidade, e ele agora trabalha em nosso time criando conteúdo para as redes sociais, nossos streams, com nossos parceiros e tudo mais.”
As ferramentas de criação em jogos como LittleBigPlanet e Dreams ajudaram jogadores a encontrarem empregos em outros estúdios de jogos também.
“Nós recebemos histórias de pessoas indo para outros lugares também, então há a Sumo Digital que desenvolveu LBP 3, eles tem alguns membros da comunidade de LBP”, disse Dent. “Dreams abriu portas para outros. Alguém em nossa comunidade foi contratado como consultor de jogabilidade e lógica em um estúdio de desenvolvimento, então nós já estamos vendo o nosso trabalho valer a pena.”
“E nós vimos pessoas descobrindo a sua paixão por desenvolvimento de jogos. Nós realizamos uma premiação no começo do ano para Dreams e um dos nossos indicados começou a desenvolver jogos como uma carreira porquê ele descobriu através de Dreams que ele tem uma paixão por isso e gosta disso e é exatamente o que nós buscamos alcançar.”
Essas declarações do Dent se alinham com uma notícia da Escapist Magazine no mês passado de que um jogador de Dreams que nunca havia desenvolvido um jogo recebeu uma oferta de emprego em um estúdio europeu baseado em seu trabalho criando Blade Gunner, uma homenagem ao jogo de PS4 Resogun.
Dent fez questão de ressaltar que é possível criar mais do que jogos em Dreams, falando que “artistas poderão usá-lo para criar artes conceituais e arquitetos podem usá-lo para ideias” e que “obviamente, é um jogo, mas há muito mais espaço para isso […], nós tivemos pessoas criando álbuns e EPs em Dreams.”
Em uma outra entrevista ao site VGC em fevereiro, o diretor criativo de Dreams, Mark Healey, disse que queria ver os melhores conteúdos criados por usuários serem lançados como títulos individuais na PlayStation Store.
Ele explicou que a Sony ainda está verificando como poderá permitir aos jogadores monetizarem suas criações legalmente, mas Healey, que é um dos co-fundadores da Media Molecule, considera “uma certeza” os lançamentos completos na PlayStation Store e acredita que já existem conteúdos em Dreams que estão “próximos de estarem dignos da PSN”.