Control é um jogo de tiro com apenas uma pistola. O motivo disso é que, por ter uma temática sobrenatural, você pode utilizar praticamente qualquer objeto a seu comando.

Apesar disso, a pistola não possui uma única função. Em matéria publicada pelo site IGN, ela pode ser transformada em cinco formas distintas – todas com munição infinita, mas há um tempo de recarga (esfriamento).

As diferentes formas serão obtidas enquanto você progride no game. Além disso, é possível melhorar cada uma delas, com mais munição (antes de precisar da recarga), mais dano, etc.

Grip

É a forma básica e funciona como uma pistola semi-automática.

Spin

É um modo “burst”, em que você atira diversas balas rapidamente, mas sem muita precisão.

Shatter

O jeito mais fácil de classificar seria como uma Shotgun, mas não é tão simples. Ela funciona melhor mais perto do inimigo e atira várias balas em um único disparo. A diferença é que as balas são espalhadas de forma horizontal e pode ser um pouco difícil se acostumar.

Pierce

É uma mistura de Sniper Rifle com Railgun. É poderosa, mas precisa de bastante tempo de recarga.

Charge

A última forma lembra uma Rocket Launcher. Você tem três disparos que podem ser feitos juntos (segurando o botão de tiro) ou separados. Apesar de ter um bom alcance de área, não causa tanto dano quanto parece – você provavelmente vai precisar dar alguns tiros ainda para eliminar os inimigos.

Control será lançado em 27 de agosto para PS4, Xbox One e PC.