Com a chegada dos consoles de nova geração e, consequentemente, o DualSense, muitos jogadores podem acabar não se vendo na necessidade de usar o DualShock 4, velho guerreiro que fez parte da vida dos usuários de PlayStation nos últimos anos. No entanto, o controle ainda tem muita lenha para queimar, principalmente quando se tem uma base carregadora como o HyperX ChargePlay Duo.

Eu, particularmente, jogo muitos títulos de PS4 no PS5. Embora o DualSense seja compatível com os jogos da geração anterior, acaba sendo um problema carregá-los, já que não possuo uma base carregadora e todas as portas USB do console ficam comprometidas com os acessórios complementares, como a PlayStation Camera e VR.

Para aumentar a dinâmica de uso, acabo usando dois DualShock 4 nos jogos de PS4, e procuro zerar a bateria de ambos, antes de carregar. E é nesse ponto que você percebe como uma base carregadora faz diferença.

ChargePlay Duo

Uma das coisas que torna o HyperX ChargePlay Duo extremamente útil, é que ele não exige conexão com qualquer porta USB ou USB-C, deixando a experiência ainda melhor, pois ao menos não haverá problemas em decidir qual aparelho sai e qual entra.

A conexão da base carregadora é feita pela tomada, e embora possa haver algum tipo de preocupação quanto ao tipo de carregamento, fique tranquilo, pois não é a mesma coisa que conectar o controle direto na tomada, por exemplo.

A base em si possui um visual robusto e não chega a ser pesada. Quando os controles estão acoplados, ele transforma-se num “trambolho” compacto, pois embora ele fique um pouco mais pesado, continua pequeno o suficiente para caber nos mais variados lugares.

ChargePlay Duo

O ChargePlay Duo tem duas telas com indicadores de bateria, uma em cada lado. Embora o carregamento via porta EXT seja rápido, há variáveis. Segundo a fabricante, é possível ir de 0% a 100% em até duas horas. Em nossos testes, um dos controles carregou em menos de 1 hora e ambos contavam exatamente com a mesma carga.

Uma dúvida que você provavelmente terá é se o produto também funciona no DualSense, certo? Bem, a resposta é não. Os encaixes do ChargePlay Duo foram feitos para se conectarem à porta prioritária que fica ao lado do jack de fone de ouvido do DualShock 4, coisa que, infelizmente, você não vai encontrar no controle do PS5.

ChargePlay Duo

Ter uma base carregadora ajuda muito na dinâmica da jogatina do cotidiano. A única coisa que – talvez – possa ser visto como desvantagem, é a cor única do produto, que é preto. Seria legal se a empresa pudesse trazer cores diferenciadas para não apenas combinar com os diversos modelos do DualShock 4, mas também pensando nas futuras side plates do PS5.

Análise feita com produto cedido pela HyperX.