Desde o lançamento do aguardado Cyberpunk 2077, a CD Projekt RED tem feito muito controle de danos, principalmente em torno de jogadores enganados sobre o estado do jogo em consoles da geração passada. A empresa timidamente se desculpou pelos problemas e prometeram reembolsos para quem quisesse. Acontece que os reembolsos foram oferecidos sem qualquer acordo com a Sony, Microsoft ou varejistas.
Em uma chamada em 14 de dezembro para abordar a situação em torno do lançamento do Cyberpunk 2077, a CDPR respondeu a perguntas sobre os problemas e o que estão planejando fazer para resolvê-los. Em resposta a uma pergunta sobre o estúdio oferecendo reembolsos para jogadores desapontados, o cofundador da CDPR, Marcin Iwiński, esclareceu que as políticas de reembolso independentes da Sony e da Microsoft se mantêm, e a situação de lançamento de Cyberpunk 2077 não garante tratamento especial em qualquer tipo de acordo.
É preciso entender: a Microsoft e a Sony têm políticas de reembolso para todos os produtos lançados digitalmente em suas lojas, como explicado aqui.
No último fim de semana, houve alguns relatos esparsos de jogadores recebendo reembolsos com sucesso, mas o que têm sido mais comum são os reembolsos negados devido às políticas da Sony. Isso deixa a CDPR diretamente como último recurso para os fãs que querem seu dinheiro de volta, mas não está claro qual capacidade eles têm para lidar com a quantidade de pedidos que estão chegando (ou como exatamente eles iriam até mesmo verificar e reembolsar esses clientes de qualquer maneira).
Sem o suporte da Sony e da Microsoft (e muito provavelmente de outros varejistas), a promessa vazia de reembolsos de Cyberpunk 2077 parece ser uma tentativa de agradar os consumidores mas sem base alguma de como fazer isso na prática.