Uma das críticas a Mass Effect Andromeda foi a falta de espécies alienígenas. Cian Maher, do site The Gamer, conversou com vários ex-desenvolvedores da BioWare, que revelaram que tinham projetos para até dez novas espécies alienígenas, mas foram cortados por causa do orçamento, escopo e até mesmo cosplay. A BioWare aparentemente escolheu as duas espécies consideradas amigáveis ​​ao cosplay.

“Como o escopo de Mass Effect era tão incrivelmente grande, havia uma promessa inerente de que você teria uma experiência nova e massiva com uma tonelada de coisas novas em Mass Effect Andromeda – novas espécies, novos conhecimentos, uma galáxia totalmente nova em seu pontas dos dedos, etc”, disse o escritor Neil Pollner. “Mas recebemos apenas o orçamento para duas novas espécies, mais Remnant.”

“Um dos pontos fortes da trilogia Mass Effect original é que você pode realmente fazer cosplay da maioria dos personagens alienígenas – exceto o Hanar, embora eu não subestime a criatividade de alguns cosplayers”, acrescentou o diretor de design Dorian Kieken. “A intenção em Mass Effect Andromeda era apresentar novas raças que ainda estariam no reino do cosplay, e é provavelmente por isso que mais conceitos malucos foram abandonados”.

Infelizmente, é improvável que vejamos os projetos descartados ou saibamos mais sobre as espécies alienígenas abandonadas. De acordo com outro ex-escritor, Chris Helper, os projetos são propriedade da BioWare e ele teria que pedir permissão antes de falar sobre eles, embora ele tenha “100% de certeza” de que o estúdio nunca usará essas ideias.