Overwatch 2

Com a terceira temporada de Overwatch 2 chegando, a Blizzard está pronta para revelar o mais novo mapa do jogo: a Península Antártica (Antarctic Peninsula). Esta adição é o primeiro mapa de Overwatch 2 projetado exclusivamente para Control, um modo de jogo introduzido pela primeira vez no Overwatch original que vê duas equipes de cinco se enfrentando enquanto tentam manter o controle de um local por um determinado período.

Embora esse modo seja básico em Overwatch, a Península Antártica marca uma mudança importante em como a Blizzard abordará os mapas à medida que a série continua. Em uma entrevista em grupo com o site GameSpot, o diretor de arte Dion Rogers, o designer de níveis Trey Spisak e o designer de narrativa principal Gavin Jurgens-Fyhrie elaboraram como o desenvolvimento do mapa do jogo está evoluindo, o que torna a Península Antártica única em relação aos mapas anteriores e o que está reservado para o futuro de Overwatch 2.

Em primeiro lugar, o mapa da Península Antártica marca o início de algo novo para a Blizzard: um impulso em direção ao que a Blizzard chama de mapas mais orgânicos. Os desenvolvedores explicaram que, até recentemente, os mapas de Overwatch eram projetados principalmente de maneira muito modular. No entanto, como a equipe verificou todos os “locais populares” e cidades em todo o mundo, explicou Rogers, eles agora querem se concentrar nos “muitos locais pouco inspecionados” com os quais estão “brincando”.

Esse estilo de mapa não é apenas um território novo para a equipe de design, mas também para a equipe de narrativa. Jurgens-Fyhrie explicou que mapas anteriores de Overwatch 2, como Portugal da segunda temporada, exigiram um pouco mais de pensamento externo ao vinculá-los à história abrangente de Overwatch 2. Da mesma forma, mapas orgânicos futuros que não apresentam cidades movimentadas exigem um pouco mais de consideração. No entanto, esses mapas oferecem oportunidades para aprofundar as histórias de fundo dos personagens, como é o caso de Mei e da Península Antártica.

Embora a equipe tenha vetado colocar riscos ambientais na Península Antártica – eles consideraram isso por algum tempo antes de se preocuparem que poderia ser muito enigmático e frustrante – eles acrescentaram o que chamaram de “bônus ambientais”.

“Os pinguins foram vitais para a felicidade da equipe”, disse Rogers. “[E] no futuro otimista de Overwatch, os pinguins podem desviar de balas”, acrescentou Jurgens-Fyhrie. Embora você não possa acariciar os pinguins – Rogers garantiu que a equipe tentou – você pode atirar neles. Se você fizer isso, no entanto, os pinguins evitarão habilmente cada bala e farão alguns movimentos “semelhantes a Matrix“.

Além disso, o mapa da Península Antártica também apresenta um minigame de pesca. “Inicialmente, eu nem sabia que isso havia chegado ao nível, mas aconteceu”, disse Rogers.

Embora o minigame não seja robusto, os jogadores podem atirar em buracos de pesca para fazer com que os peixes venham à superfície, “pescando”. Rogers acrescentou que esses buracos de pesca também dão aos jogadores a chance de se divertir com o motor de física do jogo, mas não deu mais detalhes.

A Península Antártica e todos os seus pinguins à prova de balas, peixes e mais chegarão a Overwatch 2 no início da terceira temporada em 7 de fevereiro.