AnálisesPS4

Tesla vs Lovecraft

Análise

NOME: Tesla vs Lovecraft
FABRICANTE: 10tons Ltd.
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Two Stick Shooter / Ação
DISTRIBUIDORA: 10tons Ltd.


LANÇAMENTOS
13/03/2018 13/03/2018 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p

Nº de Jogadores: 1-4 (offline)

Troféus (inclusive Platina)

Leaderboards

Espaço necessário: 457 MB

Disponível Exclusivamente na PlayStation Store

Legendas em PT-BR: Não

Dublagem em PT-BR: Não


Tesla vs Lovecraft é mais um "Two-Stick Shooter" da 10tons Ltd., uma desenvolvedora que vem contabilizando ótimos títulos nesse estilo. Ela foi responsável nos últimos anos, por exemplo, por títulos como Jydge, Neon Chrome, Xenoraid e Crimsonland, todos com as mesmas mecânicas de seu mais novo lançamento, mas é claro que com algumas variações dentro de cada um destes títulos.

Tesla vs Lovecraft usa como protagonistas do enredo duas personalidades da história humana, Nikola Tesla e H. P. Lovecraft, talvez não tão conhecidos pelo público em geral, mais por culpa de como aprendemos a história do que pelo tamanho de cada um nela, principalmente no caso de Tesla, ofuscado por Thomas Edison. A história conta um conflito entre Tesla e Lovecraft, este último um escritor americano que revolucionou a literatura de seu país no gênero de terror.

E é justamente esse o teor da história, um conflito entre H. P. Lovecraft e Nikola Tesla. Lovecraft tenta impedir o desenvolvimento de uma nova tecnologia por Tesla e acaba preso. Diante disso, o escritor "evoca" criaturas demoníacas para queimar e roubar equipamentos do laboratório de Tesla. E assim começa a jornada de Tesla em busca de conter a infestação de monstros no nosso mundo, ao longo de 34 fases no capítulo 1, 31 no capítulo 2 e 31 no capítulo 3, além de 12 chefes divididos em 4 por capítulo.

Apesar dos três capítulos, que são divididos em três espectros de realidade, os mapas são os mesmos, variando apenas na intensidade e dificuldade dos inimigos encontrados. As missões se baseiam em eliminar inimigos incessantemente até que eles parem de aparecer através de portais, que vão perdendo força com o passar do tempo, ou até eliminar portais que surgem em determinadas ocasiões. O jogo, com essa mecânica dos inimigos surgindo incessantemente, torna Tesla vs Lovecraft o título mais frenético da 10tons, apesar de usar várias mecânicas de outros jogos.

Tesla vs Lovecraft usa uma mecânica nova dentro dos jogos da 10tons, que nada mais é do que o "Dash" visto em outros jogos, além da possibilidade de evocar um robô gigante extremamente poderoso ao coletar seis peças espalhadas pelo mapa. Esta é uma mecânica que lembra muito o tanque de Metal Slug, a diferença é que você começa cada fase com ele e, ao ser destruído, pode coletar novamente as seis partes e evocá-lo novamente. Outra diferença para Metal Slug é que em Tesla vs Lovecraft esse robô pode ser usado apenas por alguns segundos, tempo esse que diminui mais rápido conforme você toma dano ou aumenta com a compra de evoluções, e isso torna crucial o tempo certo para o seu uso.

O jogo, assim como outros jogos da 10tons, conta com perks, armas e especiais. Um total de 25 perks, que são habilidades que melhoram seu personagem e podem ser usadas conforme você avança de nível em cada fase, possibilita melhorias como aumentar o dano de arma, diminuir o tempo de recarga, etc. Há 11 especiais, que são ganhos ao longo de cada fase aleatoriamente, e que podem dar um poder de explosão, repelir inimigos, etc. Por fim, existe um total de 10 armas, que vão de pistolas a armas de eletricidade. Além disso, há ainda a possibilidade de comprar melhorias com cristais que você vai acumulando ao longo do jogo.

A quantidade de perks, armas e especiais é relativamente baixa se comparado a outros jogos, Crimsonland, por exemplo. Os perks e habilidades contêm uma variedade mais balanceada, que faz com que você varie mais na escolha para uma determinada fase, apesar do jogador provavelmente ter preferências devido às melhores melhorias. Esse balanceamento já não ocorre com as armas; algumas delas podem ser extremamente fracas comparadas a uma extremamente poderosa, o que faz com que basicamente o jogador reze para ela aparecer, não variando as táticas de jogo ou de uso dos perks e habilidades.

Tesla vs Lovecraft tem ótimos gráficos, com inimigos explodindo e sendo decapitados ou esquartejados conforme o jogador atira neles. Apesar de muitos elementos na tela, o jogo flui naturalmente (pelo menos no PS4 Pro) e as cutscenes são muito bem-feitas, com Tesla e Lovecraft sendo retratados com um desenho muito divertido. Um jogo que tem uma proposta tão frenética necessita, talvez muito mais do que outros, de um controle responsivo e o mais exato possível em relação ao que você pensa e executa com o que é transmitido ao jogo, e Tesla vs Lovecraft dá isso ao jogador; os controles são excelentes e o jogador vai "sofrer" em algumas fases extremamente complicadas.

Veredito

Tesla vs Lovecraft recebe o nome de duas personalidades da história humana, algo que não é muito comum, e apesar da história "clichê" de um conflito que envolve vingança e o fim da Terra, ela vale muito a pena. O título não é o melhor da 10tons no quesito variedade de armas, mas sobra no quesito frenesi. É sem dúvida seu título mais frenético até hoje e "só" por isso já vale para o fã de jogos nesse estilo.

Jogo analisado com código fornecido pela 10tons Ltd.


 

78%