AnálisesPS4

Resogun

Análise

NOME: Resogun
FABRICANTE: Housemarque
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Ação / Shooter
DISTRIBUIDORA: Sony Computer Entertainment


LANÇAMENTOS
29/11/2013 29/11/2013 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução: 1080p

Jogadores: 1 (2 online)

Troféus (inclusive Platina)

Espaço necessário: 481 MB

Leaderboards


Resogun é um título de lançamento do PlayStation 4 feito pela Housemarque, a mesma produtora de Dead Nation e Super Stardust HD. Muitos elementos, inclusive, lembram os presentes em Stardust e logo mais saberemos quais são.

Resogun acontece em um ambiente cilíndrico, ou seja, você pode mover para cima, para baixo (com limites de área para cada um) e para as laterais, mas de forma circular nesse último caso. Os tiros, inclusive, são apenas na vertical (ignorando os upgrades). O objetivo de cada fase (existem cinco no total) é resgatar 10 pequenos humanos presos. Você os liberta normalmente matando inimigos chamados "keepers" e que estão na coloração verde. Assim que forem libertados, você deve pegá-los o mais rápido possível e levá-los a certas naves específicas (é possível até jogá-los com L2). Parece fácil, mas conforme o jogo progride, o caos reina e fica cada vez mais complicado alcançar os humanos. Porém, mesmo no caos, você tem um retorno tanto visual quanto sonoro de que pode salvar alguém.

Aliás, nesse "retorno sonoro" é que entra uma das novas características do DualShock 4. A voz da mulher "narradora" sai justamente do controle (exatamente como acontece com o Wii Remote do Wii, mas com um som mais alto).

Os jogadores podem escolher entre três naves diferentes, cada uma com suas forças e fraquezas espalhadas por três categorias: agilidade, boost e overdrive. O boost é uma das técnicas mais importantes a serem masterizadas aqui – ao ativá-lo, você corre de forma invencível pela fase, destruindo o que estiver pela frente. É muito útil, portanto, para escapar de situações que sua morte era certa. Já o overdrive é um ataque especial que pode ser ativado quando uma barra se encher. Quando isso acontece, tudo fica parado, exceto você, e pode causar danos bastante altos enquanto puder.

Como todo shooter, o principal objetivo é ter uma alta pontuação. Em Resogun, temos os multiplicadores que funcionam de forma similar a Super Stardust HD. Ou seja, a cada inimigo derrotado, ele sobe um pouco, chegando a um limite dependendo do nível de dificuldade que você está.

Cada uma das cinco fases possui um chefe. Eles não são difíceis, mas exigem uma estratégia adotada pelo jogador. Além disso, o visual deles é muito similar. Claro, dá para notar que um é uma esfera enquanto que outro é uma serpente, mas é tudo muito parecido. As próprias fases também são semelhantes entre si – os inimigos, no entanto, são bem variados. E a maneira que eles explodem, com várias partículas na tela, é de se impressionar.

Resogun não possui muitos modos de jogo. Há apenas o Arcade e uma outra opção de jogar apenas uma fase. Mas há também o cooperativo online (infelizmente, não há opção de offline). Nele, você e um amigo passam pelas fases da mesma maneira que o single-player. É difícil diferenciar as duas naves no caos, porém.

No cooperativo, os jogadores compartilham as bombas, mas cada um possui suas vidas, seu multiplicador e seu próprio placar. A grande graça do cooperativo é os dois se ajudarem em salvar os humanos – lançá-los com L2 para o outro jogador é divertido, por mais sórdido que isso pareça.

Resogun é um jogo simples, porém desafiador e divertido. Não é frustrante, mas você verá que não é um passeio no parque. Há também uma curva de aprendizagem, principalmente até que você se adapte com as mecânicas do boost e overdrive (e dependendo de qual você mais usar, a nave de sua escolha também influenciará). Mas tudo isso faz parte da diversão e é uma ótima maneira de iniciar essa nova geração com seu PlayStation 4.

Jogo analisado com cópia digital adquirida através do plano PlayStation Plus americano.

— Resumo —

+ Desafiador
+ Viciante
+ Caos "compreensível"
+ Cooperativo online

Cooperativo apenas online
Fases com design muito semelhante; chefes com design pobre

90%