AnálisesPS3

[PSN] WipEout HD

Análise

NOME: [PSN] WipEout HD
FABRICANTE: SCE Liverpool Studio
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Corrida
DISTRIBUIDORA: Sony Computer Entertainment


LANÇAMENTOS
25/09/2008 25/09/2008 29/10/2008


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Definição HD: 1080p

Número de jogadores: 1-2 local, até 8 online

Leaderboards

Headset

Trophies

DLC

3D


Muitos fãs de jogos de corrida futurísticos sabem explicar a negligência com a qual a indústria tratou o gênero ao longo de toda esta geração. Para eles, poucos estúdios ousaram se aventurar com um título no estilo pelo simples fato de que WipEout HD foi lançado e, com ele por aí, não tem para mais ninguém.

Já faz mais de 15 anos desde a estreia original da franquia no PlayStation pelas mãos da Psygnosis – hoje chamada de SCE Studio Liverpool -, mas a herança do primeiro jogo da série continua forte até os dias atuais. Em HD, fãs ainda podem escutar as sensacionais trilhas eletrônicas que tornaram-se marcas registradas do estúdio britânico, "compreender" a velocidade por causa dos excelentes e fluentes gráficos, e apreciar a mesma jogabilidade clássica em sua rigidez perfeita.

Uma espécie de "edição definitiva" da série, WipEout HD traz pouco em termos de aspectos originais e novidades à mesa, aproveitando-se dos melhores pontos de seus predecessores. Suas 16 pistas, por exemplo (que são 8 do pacote original, mais as 8 do DLC Fury), foram todas tiradas dos jogos de PSP Pure e Pulse. Pela primazia do título em seus méritos técnicos, porém, percorrê-las parece diferente até mesmo para os fãs que já conhecem todas as suas curvas. Afinal, HD é, até hoje, quase 3 anos após seu lançamento, um dos mais belos jogos da atual geração de consoles, e entrar nos circuitos exibidos em 1080p e com imagens travadas em 60 telas por segundo é extremamente gratificante.

WipEout gira em torno de curiosas corridas nas quais os pilotos controlam veículos anti-gravidade, capazes de atingir velocidades absurdas em poucos segundos e realizar saltos e acrobacias ao longo das disputas sem maiores consequências. Com a ajuda dos gatilhos analógicos do DualShock 3, os jogadores devem "equilibrar" os veículos sobre a pista – sendo este o maior desafio da jogabilidade, já que a velocidade em que tudo acontece é extrema. Existem ainda itens, como escudos e armas, que acrescentam um quê de Mario Kart às competições.




No jogo básico, existem cinco tipos diferentes de eventos – Single Race, Time Trial, Speed Lap, Tournament e Zone Mode. O primeiro consiste em uma corrida regular, enquanto o segundo e o terceiro são disputas contra o relógio. Já Tournament coloca o jogador em uma curta série de corridas. Por fim há o Zone Mode, herdado de Fusion, que torna automática a aceleração do veículo, de forma que cabe ao jogador apenas guiá-lo. A cada milha percorrida, o veículo vai se aprofundando nas "zonas", que funcionam como categorias de velocidade, e torna-se cada vez mais difícil controlá-lo. Com um impressionante retorno gráfico, este modo é um dos mais satisfatórios e frenéticos do jogo. A expansão Fury adiciona também os modos Zone Battle, Eliminator e Detonator, criados com um enfoque maior nas disputas multiplayer.

WipEout HD oferece um simples porém completo modo online. Nele, até 8 jogadores podem enfrentar-se em corridas simples, torneios, ou nos modos de Fury. A experiência é leve e difere em pouco da obtida nos modos solitários, mas, assim como em outros jogos com bases de fãs dedicadas como Warhawk, pode ser extremamente frustrante para jogadores iniciantes. Para muitos, ser deixado para trás e sem chances de reação com poucos segundos de corrida, ou então ter seu veículo rapidamente destruído pelos oponentes pode sugar a diversão do modo – e isso acontece sem falha com todos os que não estão acostumados com a jogabilidade em um nível competitivo. A culpa disso não é dos desenvolvedores, mas sim do fato de que a diferença que a prática com a jogabilidade faz cria uma enorme barreira entre jogadores avançados e novatos. O resultado é um online pouco acessível.

Sozinhos, os jogadores podem participar do modo Campaign, que une por nível de dificuldade 87 eventos de todos os tipos disponíveis (a expansão Fury traz mais 80 eventos em uma campanha adicional). Tendo suas performances premiadas com medalhas de bronze, prata ou ouro, os corredores podem liberar novas pistas e times, que são como as escuderias dos veículos anti-gravidade. Completar este modo requer tempo e muita habilidade, e pode manter um jogador ocupado por várias dezenas de horas.




WipEout HD é, na atual geração, um jogo único. Para fãs de racers futurísticos como F-Zero, é uma necessidade. Outros, por sua vez, podem sentir-se atraídos pela precisa, divertida e desafiadora jogabilidade, ou então pelos impressionantes gráficos do pacote. Anos após sua chegada na Store, porém, o jogo tem um modo online que é, na verdade, um ambiente bastante hostil para novatos – o que é uma pena, pois as opções multiplayer são capazes de entreter quando o nível de habilidade dos jogadores está pareado. Mesmo assim, é inegável que, para fãs da velocidade, WipEout HD é uma das melhores escolhas no PlayStation 3.

90%