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[PSN] Velocity 2X

Nota: esta análise é focada no jogo de PlayStation 4 e contém todas as informações. Caso deseje conferir como o título ficou no PS Vita, leia nossa outra análise clicando aqui.

Velocity 2X é a sequência de um dos melhores jogos do PS Vita e que também chegou ao PS3: Velocity Ultra. Por ser uma sequência, a essência do primeiro título continua presente aqui, ou seja, o gameplay de nave continua o mesmo. Mas há uma grande novidade que muda tudo: fases a pé. Além de uma história com várias cutscenes.

Para quem não conhece o jogo original, explico: você controla uma nave com a capacidade de se teletransportar. Há duas maneiras de se fazer isso, sendo uma trivial e outra como uma forma de completar puzzles. A trivial é apertando quadrado e você teletransporta para algum ponto do cenário. Já a outra maneira é com o triângulo, que cria um telepod, ou seja, você poderá retornar a esse ponto a qualquer momento que desejar.

A nave também possui mecanismos de ataque: além do tiro básico, que pode sofrer alguns upgrades dentro da fase, também temos as bombas, que são usadas com o analógico da direita. Eles continuam da mesma maneira que o jogo anterior, que nós havíamos criticado negativamente: é preciso apertar o analógico para cada bomba – se pudesse segurar para que elas saíssem seria muito melhor.

Mas as fases a pé são o charme de Velocity 2X. O jogo continua frenético nelas e a personagem principal, Kai Tana, possui também um mecanismo similar de teletransporte, além de os tiros serem feitos com o analógico da maneira proposta no parágrafo anterior. Enquanto isso, X pula e R2 possibilita correr mais rápido. A única crítica aqui fica com o fato de que não é possível correr com o R2 e atirar ao mesmo tempo. Há também outra crítica quanto ao teletransporte: o com o triângulo, que funciona como o da nave, pode ser arremessado. O ponto negativo é que você tem que parar de correr, mirar e arremessar o telepod. Considerando que é um jogo bastante frenético, é desapontador você parar para fazer isso.

Apesar de dizermos "fases a pé", não são fases verdadeiramente. A grande maioria possui os dois trechos, ou seja, em um determinado momento você desce da nave e começa a andar – em busca de algum mecanismo que abrirá seu caminho com a nave lá fora.

Apesar das críticas, o gameplay é completamente viciante. E além de termos 50 fases (e mais adicionadas como DLC), todas elas possuem um esquema de placar que você suará para conseguir a pontuação perfeita em cada. Há também colecionáveis dentro das fases, abrindo fases bônus.

Outra novidade de Velocity 2X são as cutscenes. Cada fase começa com uma, explicando a história. O vídeo abaixo mostra as cutscenes em sequência para as primeiras fases. Todo o jogo está em português do Brasil, facilitando para quem possui dificuldades com o inglês. Porém, a história não é o ponto-chave aqui. É bem claro que ela só está lá para introduzir a fase e nada mais, pois seu enredo é fraco e previsível.

Por consequência da história, temos agora batalhas contra chefes. São poucas e o sistema de vencê-los é o mesmo em todos os encontros, só ficando mais difícil em relação a desviar de projéteis. É algo bem-vindo, só que talvez deveria ter sido mais trabalhado.

Velocity 2X é um título totalmente focado no single-player (um cooperativo seria interessante, porém, inexistente), e consequentemente depois de completar as 50 fases, o que restará é melhorar sua pontuação. E é aqui que o jogo brilha: seus reflexos serão testados seriamente para conseguir perfeito em tudo.

Veredito

Velocity 2X é um excelente título para o PlayStation 4. Não se engane por sua simplicidade – ele é desafiador, viciante, frenético, divertido e com um gameplay variado. Há algumas críticas mencionadas nesta análise, mas elas podem ser ignoradas completamente considerando a qualidade do título. E que venha o próximo.

Jogo analisado com código fornecido pela FuturLab.

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Veredito

90

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