AnálisesPS3

Dead or Alive 5 Ultimate

Análise

NOME: Dead or Alive 5 Ultimate
FABRICANTE: Team Ninja
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Luta
DISTRIBUIDORA: Tecmo Koei


LANÇAMENTOS
05/09/2013 05/09/2013 06/09/2013


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução: 480p/720p

Downloadable Content (DLC)

Nº de Jogadores: 1-4 (offline) / 2-6 (lobby)

Leaderboards

Troféus (inclusive Platina)

Headset

Arcade Stick

Gravação de Replays/Fotos


Dead or Alive 5 foi um jogo que gostamos bastante em 2012, assim como a sua versão para o Vita. Portanto, chegamos à terceira versão do jogo de luta da Tecmo Koei.

Provavelmente você já conferiu nossa nota final nesta análise. Antes de falarmos sobre o jogo em si quero explicá-la: Dead or Alive 5 Ultimate é, basicamente, o mesmo jogo pela terceira vez. Se você ainda por cima aproveitou a versão de Vita, encontrará poucas novidades. Por causa disso, a nota é uma média pessoal de recomendação entre a pessoa que conferiu os dois títulos e a que ainda não jogou DOA5. Ou seja, se você ainda não conferiu, a recomendação seria até mesmo maior que o jogo original (acima de 95%). Porém, muitos já fizeram isso, e revisitar o título pela terceira ou segunda vez tem que existir um motivo para isso e DOA5U não possui tantos.

A principal novidade de Dead or Alive 5 Ultimate são os novos personagens: Ein, Leon, Momiji, Rachel (ambas de Ninja Gaiden) e Jacky Bryant (de Virtua Fighter). Todos eles são adições significativas e que devem agradar os fãs. Sem dúvida faltará aquele ou outro personagem, principalmente se considerarmos o universo Virtua Fighter, mas não há muito do que se reclamar do elenco. Além dos personagens, há alguns cenários novos também – três deles reaproveitados de Ninja Gaiden, mas todos belos.

Todas as adições feitas ao jogo original via patch estão aqui presentes, como o compartilhamento de vídeos via Facebook ou YouTube (você confere dois nossos nesta análise). Além disso, os modos extras presentes na versão de Vita (e ausentes na original de PS3), como o Tutorial (que explica de forma muito detalhada todas as mecânicas de jogo) e o Combo Challenge (as “Trials” para cada personagem) foram adicionadas e atualizadas aqui. Atualizadas pois há novas mecânicas no próprio gameplay.

A mais fácil de ser notada é o Power Launcher. Assim como o Power Blow, você deve estar com 50% da vida e poderá usá-lo. O comando normalmente é 236 + PK (pense nos números do seu teclado para entender a notação, enquanto que P é soco e K é chute) carregado ao máximo. Isso fará o seu oponente ir ao ar bem alto, possibilitando combá-lo por mais tempo que o normal.

Outras mudanças no gameplay são mais sutis, como o Tag Throw no modo em duplas. Antigamente, bastava o usuário apertar o botão de agarrar que saía o golpe de agarrão com os dois personagens e, consequentemente, forçava a troca. Agora, o comando é outro e independente do agarrão.

Obviamente, há também balanceamentos nos personagens que apenas os mais dedicados perceberão.

Dead or Alive 5 Ultimate não possui muitas novidades além dessas mencionadas. O jogo continua tendo um excelente e viciante gameplay e o modo tutorial, para quem não conseguiu conferir no Vita, é essencial para aqueles que desejam entender as mecânicas. O modo Survival agora possui “itens” para facilitar o desafio. Por fim, temos o “Team Battle”, que possibilita lutas de 8 vs 8 de forma sequencial.

Mas há ainda outro ponto que merece destaque: o online. O “netcode” de DOA5U está (finalmente) excelente. Em todas nossas partidas com brasileiros o lag foi quase inexistente. Com gringos, ainda rolava (como era de se esperar), mas isso é um avanço tremendo ao péssimo online do jogo original. Infelizmente, o online de DOA5U não é compatível com o original e nem com o Vita. É como se fosse um outro jogo independente.

Infelizmente, o abuso com DLCs continua em DOA5U. Não pense que esta é uma versão “GOTY”. Está longe disso – todos os DLCs do jogo original ainda valem aqui e novos estão saindo e ainda virão. Porém, são apenas roupas (e agora também músicas), ou seja, não é um item “obrigatório”.

Por outro lado, existe na PSN uma versão chamada “Core Fighters” do jogo. Pense em uma demo extremamente completa. Ela possui todos modos disponíveis, exceto o Story (que é o mesmo do DOA5), e quatro personagens selecionáveis (Hayate, Hayabusa, Ayane e Kasumi). Você pode simplesmente comprar os personagens que deseja (por 3,99 dólares cada) e, portanto, não há necessidade de adquirir o jogo completo. Porém, se você quer adquirir troféus (que estão mais fáceis do que nunca aqui, perfeito para os viciados), terá que comprar o jogo completo (que sai mais em conta do que comprar todos os DLCs da “Core Fighters”).

Dead or Alive 5 Ultimate é um excelente jogo e que deve agradar bastante os fãs, principalmente com o seu modo online refinado e os novos modos de Tutorial e Combo Challenge (presentes na versão de Vita, mas que foram atualizados). Porém, não há novidades significativas para os que já conferiram as duas versões anteriores.



— Resumo —


+
Modos de jogos “Combo Challenge” e “Tutorial” originalmente de Vita presentes e atualizados


+
Online


+
Adição de personagens significativos


+
Versão gratuita “Core Fighters”





Poucas novidades para quem já conferiu a outra versão e a de Vita





Abuso de DLCs

80%