AnálisesPS4

Análise – Monster Boy and the Cursed Kingdom

Análise

NOME: Monster Boy and the Cursed Kingdom
FABRICANTE: Game Atelier
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Aventura / Ação
DISTRIBUIDORA: FDG Entertainment


LANÇAMENTOS
04/12/2018 04/12/2018 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1
Troféus (inclusive Platina)
Espaço necessário: 4,15 GB
Legendas em PT-BR: Sim
Dublagem em PT-BR: Sim


Se você tem 30 anos ou mais, possivelmente já ouviu falar ou teve a oportunidade de jogar Wonder Boy lá nos 80. Caso não, em 2017 você pode ter dado uma chance à versão remasterizada de Wonder Boy 3. Se ainda assim não teve a sorte de se deparar com nenhum deles, largue o que estiver fazendo e coloque as mãos no novo jogo da Game Atelier chamado Monster Boy and the Cursed Kingdom.

A história do jogo é bem simples, porém interessante e atrativa. Você controlará Jin, um habitante desse mundo de fantasia que assim como os demais foi transformado em animal pelo seu tio chamado Nabu. Caberá a Jin encontrar as Orbes, uma espécie de pedra preciosa que contém um poder capaz de devolvê-los à sua forma real.

Ao longo da sua aventura, Jin descobrirá que o poder dessas pedras vai muito mais além do que apenas restaurar a paz no reino, mas de também o transformá-lo em alguns animais dependendo do orbe encontrado. Além da missão principal do jogo, o jogador se deparará com outros habitantes do reino que adicionarão muito mais à história como também lhe oferecer algumas missões paralelas nada complexas, porém divertidas.

E falando em diversão, o diálogo entre Jin e outros moradores do reino é divertido e engraçado ao extremo. O fato de o jogo trazer legendas em português fará com que aqueles que tenham alguma dificuldade com o inglês possam aproveitar o jogo em sua totalidade.

A apresentação de Monster Boy and the Cursed Kingdom beira a perfeição já na abertura do jogo. A combinação entre a música tema e o vídeo inicial causa a impressão de que você está assistindo à abertura de um anime. Indo para o jogo em si, os gráficos 2D desenhados à mão são lindos, cheios de detalhes e coloridos ao extremo, sem nenhum tipo de queda de quadros mesmo com diversos personagens na tela ao mesmo tempo.

A beleza gráfica ganha uma aliada poderosa na missão de entregar um jogo impecável: a trilha sonora. Se você é fã dos antigos jogos em 8 ou 16 bits, esse é o seu jogo pois além de ser um excelente jogo em plataforma 2D, a música faz com que a nostalgia assuma o controle aqui pois você acaba sendo levado de volta para a infância.

A jogabilidade de Monster Boy and the Cursed Kingdom é digna de elogios. Por ser um jogo de aventura 2D, espere diversos tipos de saltos de um ponto para o outro, passagens secretas a serem descobertas, puzzles, plataformas em movimento que demandam um pulo no tempo certo, etc. Sendo assim, os criadores do jogo tiveram o cuidado de entregar uma experiência maravilhosa com comandos precisos do início ao fim da aventura.

O jogo também conta com um sistema de exploração muito inteligente. Será comum você encontrar áreas impossíveis de serem acessadas ao iniciar a aventura. Isso ocorre porque apenas através dos orbes Jin conseguirá explorá-las por inteiro. Somente com o poder de cada Orbe que tal exploração se torna possível.

Ao utilizar os Orbes, Jin se transformará em um animal diferente. Para isso, basta apertar o R2 e as opções de transformação aparecem na tela. O sapo guerreiro usará espadas e escudos para enfrentar os inimigos pelo caminho, assim como utilizará a língua como um impulso ao longo do cenário. O porco poderá farejar portas e baús escondidos, a cobra conseguirá adentrar locais de difícil acesso, etc. Ao todo são 6 orbes que dão esses poderes distintos ao personagem principal.

Embora bem distintos, em alguns momentos do jogo, você terá que utilizar mais de um animal para conseguir resolver os quebra-cabeças. Em outros, você terá que utilizar mais de um animal para conseguir resolver os quebra-cabeças do jogo.

Jin terá também o auxilio de itens e equipamentos. Você poderá encontrá-los ao redor do mundo ou adquiri-los através lojas espalhadas pelo mundo. O sistema de inventário é bem simples e de fácil acesso, bastando pressionar o Touch Pad do controle para começar a navegar por ele.

Uma vez que você possua algum deles, ainda há a possibilidade de melhorá-los em algumas dessas lojas com o auxílio de alguns diamantes encontrados ao longo do jogo.

Veredito

Monster Boy and the Cursed Kingdom é um jogo que define a expressão “amor à primeira vista”. Sua apresentação é espetacular, a jogabilidade é simples sem apresentar problemas, e a história, além de agradar, é divertida com os personagens que você encontra durante a aventura. Monster Boy and the Cursed Kingdom é um dos jogos que devem estar na sua lista neste final de ano.

Jogo analisado com código fornecido pela FDG Entertainment.

95%