AnálisesPS4

Análise – Metal Wolf Chaos XD

Análise

NOME: Metal Wolf Chaos XD
FABRICANTE: FromSoftware / Devolver Digital
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Tiro em terceira pessoa
DISTRIBUIDORA: Devolver Digital


LANÇAMENTOS
06/08/2019 06/08/2019 06/08/2019


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Troféus (inclusive Platina)
Nº de Jogadores: 1
Espaço Necessário: 5,23 GB
Dublagem PT-BR: Não
Legendas PT-BR: Não


Um golpe de estado nos Estados Unidos fez com que a nação perdesse toda a liberdade sob comando do Vice-Presidente Richard Hawk. Para impedir que suas transgressões continuassem, o Presidente dos Estados Unidos Michael Wilson pilota o robô Metal Wolf e utiliza de sua absurda capacidade destrutiva para libertar os diferentes estados até que o país esteja livre da tirania de seu inimigo.

Essa premissa absurda é a base de Metal Wolf Chaos, desenvolvido pela FromSoftware e originalmente lançado para o primeiro Xbox em 2004, sendo que nunca foi lançado oficialmente fora do Japão até então. A história é uma sátira do patriotismo americano da época junto com robôs gigantes capazes de destruição em massa. Todos as falas têm uma péssima atuação e que, francamente, acabam contribuindo para o estilo satírico da história.

Metal Wolf Chaos XD é o remaster para a geração atual de console e, para o melhor e para o pior, é também extremamente fiel ao original. O design de jogos de tiro evoluiu muito desde 2004, portanto a jogabilidade carece da polidez e melhorias que estamos acostumados atualmente. A hipérbole da sátira pode também não interessar jogadores mais novos, mas também age como um túnel do tempo em relação a imagem que os EUA projetavam no mundo na época. O título é certamente melhor aproveitado considerando a cultura e limitações dos consoles da época.

A jogabilidade de Metal Wolf Chaos é a de um jogo de tiro em terceira pessoa com um foco nos ambientes destrutivos e incentivando o jogador a ser altamente móvel e agressivo, dificilmente dando momentos para você parar de atirar. Boa parte das missões focam em destruir instalações específicas, no entanto, o jogo coloca situações específicas para cada missão com o intuito que não se tornem repetitivas e tediosas. Em cada missão é possível destruir uma enorme quantidade de objetos para se encontrar itens secretos e libertar reféns presos em jaulas, sendo que muitos desses segredos estão muito bem escondidos. Cada missão leva em consideração o dano causado no ambiente, quantidade de reféns libertados, segredos encontrados e muito mais. É um título que preza o jogador que retorna em cada missão para gradativamente ir melhorando seu desempenho.

Metal Wolf, o robô, é capaz de carregar até oito armas de fogo, sendo estas categorizadas como pistolas, escopetas, rifles, bazucas, metralhadoras e muito mais. O desempenho nas missões fornece um metal raro e dinheiro, sendo que o primeiro é utilizado para construir armas e o segundo é utilizado tanto na construção como na pesquisa de novos armamentos. Ao melhorar o nível de pesquisa em uma categoria de arma, novas armas são liberadas para serem construídas. Utilizar adequadamente o arsenal de Metal Wolf é vital para o sucesso em uma missão, mas o robô também permite movimentos como esquivas e uma “pisada” (X e então triângulo no ar) que é particularmente útil no início do jogo devido ao seu alto dano.

Veredito

Metal Wolf Chaos XD é um produto de sua época e certamente precisa ser visto como um jogo de 2004 para ser aproveitado. O principal atrativo do título está em seu charme de colocar o jogador como Presidente dos Estados Unidos pilotando um robô gigante com oito armas gigantes contra o exército do seu país comandado pelo Vice-Presidente após um golpe de Estado.

Jogo analisado com código fornecido pela Devolver Digital.

65%