AnálisesPS4

Análise – Hyper Jam

Análise

NOME: Hyper Jam
FABRICANTE: Bit Dragon
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Ação
DISTRIBUIDORA: Bit Dragon


LANÇAMENTOS
12/02/2019 12/02/2019 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Troféus (sem Platina)
Nº de Jogadores: 1-4 (2-4 online)
Espaço Necessário: 2,12 GB
Dublagem PT-BR: Não
Legendas PT-BR: Não


É fácil se deixar envolver pelo conceito de um jogo e vê-lo ser implementado nem sempre consegue alcançar os níveis que,inicialmente, o jogo aparenta ser capaz. À primeira vista, Hyper Jam é um jogo que ameaça seriamente ser mais um desses, seja pela estética cyberpunk do seu visual e trilha sonora, seja pela ideia de um arena brawler com ritmo extremamente acelerado serem ambos muito promissores, ajudando bastante a aumentar as expectativas ao seu redor.

Felizmente, Hyper Jam tem bastante sucesso em alcançar essas expectativas. A ideia por trás dele é bem fácil de entender: até quatro jogadores entram em uma arena e o quem alcançar uma determinada pontuação primeiro e sobreviver a um último round, vence a partida. Para fazê-lo, o jogador tem ao seu dispor um ataque que pode ser carregado, a possibilidade de equipar um de cinco tipos diferentes de armas para alterá-lo, um dash e um escudo capaz de absorver o dano ou rebater projéteis.

Hyper Jam

É difícil descrever com palavras o quão divertido e intenso o combate de Hyper Jam consegue ser. Tudo acontece muito rápido, principalmente quando se tem quatro jogadores presentes, desde os combates em si até as transições entre rounds, poucos são os momentos em que o jogador não está fazendo algo. A forma como os combates ocorrem, em especial, é a grande cereja do bolo.

Os jogadores são colocados em uma arena bem pequena, com os outros jogadores nunca há muito mais do que um dash de distância de você ou, quando o estiverem, provavelmente muito próximos de alguma queda livre disposta pelo mapa para limitar a movimentação. Isso força o jogador a estar sempre ultra-consciente da suas imediações e do que os outros jogadores estão fazendo, como a posição onde as armas estão aparecendo (o tipo e a localização são sempre aleatórios) e onde eventuais itens de energia também estão, tudo te fazendo ficar extremamente imerso na experiência.

Hyper Jam

A forma como as armas funcionam também ajuda bastante a aumentar esse nível de tensão. Como dito, existem cinco tipos diferentes: espada, lança-mísseis, lança-granadas, arco e flecha e martelo. Cada uma delas possui uma quantidade limitada de usos e funciona de forma bastante distinta das outras, te forçando a aprender estilos de combate distintos e como defendê-los, já que como as arenas são pequenas, qualquer vacilo pode te fazer correr para cima de uma granada, ficar preso em um canto com um míssil vindo em sua direção ou não perceber que um dos adversários acabou de atravessar a arena toda em um movimento só para te cortar com uma espada.

Por melhor que isso seja, seria fácil se tornar repetitivo se não fosse pela outra novidade que Hyper Jam traz: um sistema de seleção de perks. Ao final de cada round, o jogo soma a pontuação de todos os jogadores e em ordem reversa, do último para o primeiro, apresenta um grupo aleatório de perks (numa quantidade igual a do n°. de jogadores), dando um bônus para cada deles. Isso dá um outro nível de estratégia ao jogo, permitindo ao último colocado escolher o que ele acha que é capaz de fazê-lo virar a partida, enquanto o líder sempre ficará com o perk que não interessar aos outros.

Hyper Jam

Essa dinâmica é ainda melhor porque os perks realmente fazem diferença (e vão acumulando de um round para o outro). Existe uma quantidade enorme deles, indo desde aumento simples de energia a cura constante, ataques que congelam ou invertem os comandos do adversário, bônus de dano e velocidade de movimento, até mesmo perks que te dão imunidade a um ataque que lhe mataria a cada x segundos. Acumule o suficiente e é possível ter 2 ou 3 vezes mais energia que os adversários, a possibilidade de ver sua energia se preenchendo toda em poucos segundos e várias outras combinações de perks que alteram bastante a forma em que o combate acontece.

A única coisa que limita o quanto o jogador pode aproveitar o Hyper Jam é a quantidade limitada de modos. O jogo conta apenas com um modo offline para se jogar contra bots (sem um modo campanha ou algo assim) e um modo online em que é possível jogar contra até três outros jogadores. O netcode parece funcionar bem e não houveram problemas sérios com a conexão online, por mais que, nos momentos em que ocorreram, eles atrapalharam bastante pelo ritmo acelerado do jogo. No fim, o que vemos é uma quantidade de conteúdo bem limitada, por mais que a qualidade dele mais do que faça valer a pena.

Hyper Jam

A outra grande característica do jogo é a sua estética e ele faz um trabalho primoroso em capturar a ambientação cyberpunk a que ele se propõe. Os ambientes são cheios de neon, o design dos personagens lembram bastante o que se esperaria de um jogo nesse estilo e até mesmo as armas tem um visual bem comum para essa ambientação. A trilha sonora também contribui bastante para a sensação que o jogo quer passar, com bastante synthwave e os efeitos sonoros do combate ajudam a enriquecer ainda mais isso.

No geral, mesmo essa falta de conteúdo não é suficiente para limitar o potencial de Hyper Jam. Por melhor que um outro modo single-player fosse, o jogo parece saber qual é a sua força e se mantém fiel a ela. O máximo de variação presente é a possibilidade de desbloquear novas linhas de provocação ou a possibilidade de customizar as partidas com as armas ou perks disponíveis e a pontuação limite. HJ é um ótimo jogo e melhor ainda se jogado com amigos.

Hyper Jam

Veredito

Mesmo com a sua quantidade limitada de conteúdo, Hyper Jam é um jogo bastante divertido. A estética cyberpunk, o combate ágil e intenso e os sistemas que tornam cada round diferente e único fazem dele um jogo que pode ser aproveitado por horas e horas online ou, especialmente, com amigos no sofá.

Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Bit Dragon.

80%