AnálisesPS4

Análise – Hero Defense

Análise

NOME: Hero Defense
FABRICANTE: Happy Tuesday
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Tower Defense
DISTRIBUIDORA: Headup Games


LANÇAMENTOS
16/08/2018 16/08/2018 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1
Troféus (Inclusive Platina)
Espaço necessário: 2.22 GB
Legendas em PT-BR: Não
Dublagem em PT-BR: Não


Jogos do gênero Tower Defense têm sido raros de encontrar nos consoles ultimamente, tendo em sua maioria migrado para as plataformas móveis. O modelo de partidas rápidas e controles simplificados caíram como uma luva nesse mercado, abusando da versatilidade e praticidade que a plataforma mobile possui.

Em consoles mais poderosos e que são praticamente estações onde um jogador para e dedica seu tempo, tal gênero não teve títulos suficientes para o mercado ou nenhuma obra que se destacasse. Hero Defense tenta aproveitar dessa oportunidade e colocar no mercado um Tower Defense com elementos de RPG e estratégia em tempo real, tematizado com vampiros e demais monstros.

Em Hero Defense o jogador deve controlar uma equipe de 5 caçadores de monstros que devem defender as aldeias dos ataques de monstruosidades e derrotar seu líder, Conde Necrosis. Com uma premissa simples e uma história que não vai ser desenvolvida de forma profunda, o grande trunfo fica na jogabilidade bastante diferente de outros tower defense tradicionais.

Normalmente, jogos do tipo consistem em defender um objetivo colocando ponto de defesa em locais estratégicos de um mapa, limpando ondas e ondas de inimigos antes que esses cheguem ao fim de seu caminho. A ideia aqui é diferente e tem uma boa execução. Não existem torres de arqueiros, magos e demais soldados. Toda a defesa é feita pelo posicionamento dos heróis em locais do campo, movendo os mesmos a medida que inimigos surjam em outros caminhos.

Cada Herói é especialista em eliminar determinado tipo de inimigo, como zumbis ou vampiros. O maior foco sempre vai ser colocar cada herói contra o seu tipo certo de monstro. Uma combinação contrária tem efeitos devastadores e possivelmente vai resultar em derrota. Junto a isso há a possibilidade de se usar consumíveis usados diretamente contra esses inimigos (Poções de congelamento ou de fogo) e ainda pilares que podem melhorar o alcance e dano de cada Herói.

Inimigos diferentes vão tomar rotas diferentes para atacar sua vila e nessa parte funciona o sistema de estratégia em tempo real. Será necessário movimentar os heróis frequentemente, alternando entre as rotas que os inimigos usam e mesclar seus ataques, modificando bastante da forma como tower defense tradicionais funcionam.

O sistema de RPG é constituído por habilidades e melhorias que cada personagem pode receber, desde aprimoramento de ataque, maior alcance ou até características próprias, como golpes que podem perfurar vampiros e assim, eliminar os mesmos mais rapidamente. Tais habilidades são melhoradas ao se conseguir XP terminando partidas e matando monstros.

A vila principal dos heróis pode ser reconstruída e melhorada, liberando ainda aprimoramentos para cada componente do grupo. Melhorando ainda mais os locais da vila é  possível conseguir mais aprimoramentos que vão ser obrigatórios para concluir o jogo.

É nítido que o maior trunfo do jogo é a jogabilidade em si e o desafio que a mesma traz. Infelizmente, a estrutura e economia na qual o jogo é baseado acabam por prejudicar boa parte do que ele tem de melhor. Com uma evolução e progresso similar a de jogos mobile do mesmo tipo, fica estranho entender o porquê de Hero Defense ser pago e não gratuito.

Como não há uma grande variedade de mapas, boa parte da história o jogador deverá refazer as missões anteriores em dificuldades maiores e com demais modificadores, para que consiga mais estrelas e assim libere as próximas aldeias a se defender.  Além disso, sempre será necessário refazer missões para conseguir mais experiência e evoluir os personagens, limitando o progresso do jogador e forçando o mesmo a rejogar obrigatoriamente para evoluir e não pelo desafio.

Num contexto geral, muito disso se assemelha ao progresso de qualquer tower defense atual em modelo Free-To-Play com micro transações, que foram feitos para facilitar o progresso e limitar a evolução apenas por jogar. Para um jogo que necessariamente deve ser pago pra jogar, fica difícil entender a quantidade de limitação que o mesmo tem para se progredir.

Veredito

Hero Defense se destaca pela boa jogabilidade de tower defense junto com o sistema de estratégia em tempo real, porém deixa bastante a desejar com uma progressão sem inspiração e limitada como a de um jogo free-to-play. Apesar disso, a dificuldade de algumas missões e desafios extras ainda pode ser interessante aos amantes do estilo.

Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela HeadUp Games.

60%