Yumeutsutsu Re:After é o fandisc de Yumeutsutsu Re:Master, desenvolvidos pela Kogado Studio (Nurse Love Addiction, Nurse Love Syndrome) e lançados ao mesmo tempo no Ocidente pela Degica Games para o PlayStation 4, com planos para lançamento no PlayStation Vita assim que a Sony voltar a receber jogos da plataforma para certificação.
O conceito de fandisc já foi explorado em algumas análises do site, mais especificamente para as duas sequências do jogo Code: Realize (PlayStation 4 PlayStation Vita). Quando um jogo adquire um certo público que se engaja com os personagens e seu mundo, é comum desenvolvedoras japonesas criarem sequências para explorar um pouco mais esse universo e prover mais conteúdo aos seus fãs.
É nesse contexto que Yumeutsutsu Re:After foi desenvolvido, como mais conteúdo para fãs do primeiro jogo, Yumeutsutsu Re:Master. Por isso, recomendamos a leitura da análise publicada de Yumeutsutsu Re:Master, publicada pelo site, antes de continuar a leitura sobre a análise de seu fandisc.
Yumeutsutsu Re:After continua dos finais de cada rota romântica específica do Yumeutsutsu Re:Master, além de criar uma nova rota para Honoka, a presidente da companhia de jogos, que não era uma opção para romance no primeiro jogo da série.
As rotas variam de qualidade. Algumas exploram um pouco mais de alguns personagens cujas rotas foram curtas ou não aprofundaram o suficiente cada história no primeiro jogo, enquanto outras só dão mais do romance que ofereceram no jogo anterior.
A arte e a trilha sonora do jogo são majoritariamente reaproveitadas do Yumeutsutsu Re:Master. Em relação à arte, alguns personagens do primeiro jogo agora ganham uma cara e um retrato próprio, além da adição de CGs extras para ilustrar as novas cenas do jogo, enquanto a trilha sonora acaba sendo na maior parte a mesma anterior.
O jogo que originou este fandisc em si não era muito bom, e a sua sequência então não escapa muito deste destino. Ainda conta com decisões controversas de romance, continua em certas cenas sendo prolixo demais em cenas sem qualquer desenvolvimento de personagens e os finais do primeiro jogo não encerraram as rotas de forma interessante a ponto de causar desejo de mais conteúdo.
Outro ponto negativo que compartilha com Yumeutsutsu Re:Master é o seu preço. Para um jogo tão curto, com uma duração de no máximo dez horas, o valor que estão cobrando é muito alto, principalmente sendo lançado ao mesmo tempo que o jogo principal, que já vai ser mais do que o suficiente para a grande maioria dos jogadores que arriscarem tanto dinheiro num único jogo.
Infelizmente, Yumeutsutsu Re:After carrega dos mesmos problemas que seu antecessor, e sem oferecer algo que o torne mais interessante ou diferente, contando com um preço muito alto em comparação à sua duração, acaba sendo, assim como seu antecessor, uma difícil indicação, mesmo para fãs do gênero.
Jogo analisado com código fornecido pela Degica Games.
Veredito
Fãs de Yumeutsutsu Re:Master dispostos a pagar um preço alto para ter mais algumas horas com Ai Otori e a equipe de desenvolvimento do primeiro jogo pode aproveitar este jogo, mas as chances são de que a grande maioria do público não irá se interessar em Yumeutsutsu Re:After, com alguns bons motivos.
Veredict
Yumeutsutsu Re:Master fans willing to pay a high price just to get a few more hours with Ai Otori and the development team of the first game may enjoy this one, but chances are that most of the audience won’t take interest in Yumeutsutsu Re:After, with good reason.