Yomawari: Night Alone

Yomawari: Night Alone é um jogo de terror desenvolvido pela Nippon Ichi e publicado no Ocidente pela NIS America para o PlayStation Vita. Dentro de uma nova leva de jogos da empresa japonesa, Yomawari: Night Alone traz uma pegada “indie” ao trazer novos conceitos ao mercado de uma forma mais abrangente.

Yomawari: Night Alone acompanha a história da protagonista, uma garotinha muito nova que precisa desbravar a cidade durante a noite para encontrar tanto seu cachorro, Poro, sumido depois de um acidente enquanto passeava com ele pela rua, quanto sua irmã mais velha, que a deixou sozinha em casa para procurar o cachorro.

Todo o jogo se passa numa cidade completamente isolada à noite. Ao explorar lugares como uma escola, uma fábrica abandonada ou mesmo um centro comercial, a protagonista irá se deparar com vários fantasmas, de todos formatos possíveis e imaginários, que parecem ser trazidos direto de um imaginário de criança.

Controlando a protagonista, você não consegue lutar contra tais figuras abomináveis, pois, afinal de contas, ela é apenas uma garotinha muito nova numa cidade totalmente assombrada. Seus únicos aliados são uma lanterna, que revela alguns fantasmas escondidos pelas ruas, e qualquer tipo de cenário em que possa se esconder de qualquer ameaça.

Durante a exploração, você encontra itens que podem ajudar, como moedas para salvar “checkpoints” nos santuários espalhados pela cidade, e pedras que podem ser atiradas para chamar a atenção dos fantasmas. Mesmo assim, cada inimigo é diferente, de forma que alguns só irão atrás de você caso chegue muito perto ou mesmo se acender a lanterna na direção deles.

Essa interatividade com os inimigos consegue deixar o jogo interessante e engajante até o final. Prepare-se para morrer várias vezes até aprender como lidar com cada situação, mas também para se sentir satisfeito ao descobrir a solução dos cenários. Também se prepare para fugir, muito.

A protagonista, por ser muito jovem e pelo jogo contar com uma mecânica mais realista neste sentido, só consegue correr por algum tempo. Quanto mais perto dos fantasmas, mais forte será o seu batimento cardíaco e mais rápido esgotará o seu fôlego. Saiba quando andar e se prepare para correr no momento certo, senão muitos dos fantasmas irão te alcançar.

A história em si não é o foco do jogo, já que controlando uma garota sozinha sem qualquer outra pessoa ao seu redor, não existe muito diálogo. O jogo cria a tensão com sua jogabilidade e reforça com a atmosfera do contexto em que a garota se encontra, desde situações que acontecem com ela a bilhetes deixados pela cidade.

A arte do jogo é bem simples, limpa e, de certa forma, infantil. É como se tudo começasse como um jogo para crianças e logo em seguida virasse um jogo para adultos, então não se deixe enganar pelas imagens e arte encontradas pela internet. Para ajudar na imersão, não há dublagem.

A trilha sonora é pouco presente, uma vez que a tensão do jogo vem de estar no silêncio e, de repente, começar a ouvir os batimentos cardíacos, sinal de que existe alguma ameaça por perto. Os grunhidos vindos dos inimigos também ajudam com a imaginação do jogador.

Em algumas horas, o jogador consegue chegar até o desfecho deYomawari. Talvez um pouco curto para alguns, talvez na medida certa para outros. Eu gostaria de ver o jogo explorar um pouco mais as histórias “alternativas” que a protagonista encontra na jornada, mas de forma alguma ele termina de maneira abrupta ou sem um desenvolvimento da narrativa.


Ao desenvolver Yomawari: Night Alone, a desenvolvedora Nippon Ichi, conhecida pelos seus RPGs, abraçou o risco de criar algo inédito para eles. Eu fico feliz que tenham corrido esse risco, porque o resultado final foi uma experiência que, pelo que promete, consegue cumprir com todo louvor.

Veredito

Simples, bem elaborado e assustador, Yomawari: Night Alone cumpre com o prometido e traz uma investida muito bem sucedida no gênero de terror numa plataforma que nem sempre celebra a diversidade de gêneros.

Jogo analisado com código fornecido pela NIS America.

Veredito

90

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict