Worms W.M.D

WORMS é uma franquia que existe no mundo dos games já há algumas décadas, 21 anos mais especificamente. Qualquer jogador mais “antigo” já jogou, viu ou ouviu falar de WORMS, a franquia que criou o conceito de batalhas locais ou online de partidas de “tiro” ao estilo artilharia, que leva em consideração a física, o terreno e o armamento utilizado. Estilo este que talvez tenha tido seu auge com GUNBOUND, no início da década dos anos 2000 e nas extintas lan-houses, e que até hoje está disponível.

Quem conhece WORMS sabe de todo o bom-humor, o sarcasmo e a “zueira” sem fim que acontece durante as partidas, além de várias referências à cultura pop. WORMS W.M.D continua seguindo fortemente esse caminho, com dezenas de armas, roupas, vozes, músicas comemorativas, etc. Toda essa customização está acessível para todos os aspectos do jogo, desde os tipos de armas que podem ser usadas em uma partida, quantidade de munição disponível, tempo de deslocamento, etc., até toda a customização de seus WORMS, mudando roupas, falas, música, comemoração, e por aí vai.


Os modos de jogo de WORMS W.M.D são basicamente divididos em 2 vertentes: o modo multiplayer, com partidas locais para até 6 equipes de WORMS, partidas on-line Ranqueadas e amistosas para batalhas contra até 5 equipes; e a segunda vertente, que por sua vez se subdivide em 4 modos de jogo contra a IA, uma Campanha solo com 30 cenários, uma seção de Treinamentos, com 20 missões que mostram ao jogador as técnicas que podem ser usadas durante as partidas, a possibilidade de disputar com seus amigos, e um ranking mundial com os melhores resultados, além da seção Bônus, que dá objetivos específicos para que o jogador tente realizar no cenário, e a seção Desafios, que são habilitados a partir de coletáveis encontrados durante a campanha ou em partidas online contra jogadores do mundo inteiro.

Até aqui o jogo se mostra muito parecido com seus antecessores, sem trazer nenhuma grande mudança ao aspecto da criação das partidas. Mas é no gameplay que as mudanças mais significativas começam a aparecer. Além dos 32 tipos de armas disponíveis no jogo, desde uma “Bomba de Banana” até um “Supercarneiro” ou uma “Velha”, há variações que chegam a mais de 80 armas. Essas variações podem ser fabricadas com 4 tipos de itens, coletados durante a partida. Além de toda essa diversidade de armas, a maior novidade no gameplay é a possibilidade de usar Tanques, Robôs e Helicópteros. E tem mais! Alguns dos cenários possuem torres de artilharia com Metralhadoras Automáticas e Rifles de Precisão. Todo esse arsenal é regado a Barris Explosivos, Minas e Caixotes que propiciam os itens para criar as variações das armas.


Além de todas essas variações no armamento das partidas, os cenários também possuem novidades: eles não são apenas o que vemos na tela, também possuem passagens por trás da imagem. Isto significa que o “desenho” de um prédio não é só aquele desenho externo, como uma montanha que o jogador passa andando por cima dela. Ele é realmente um prédio que oculta o jogador dentro da estrutura, dando cobertura e escondendo-o durante uma batalha on-line, já que o oponente não pode vê-lo atrás do cenário. E os cenários são um aspecto à parte do jogo, com uma arte soberba no mesmo nível de RAYMAN LEGENDS. Os ambientes são muito bonitos, cheios de detalhes, coloridos e com diversas paisagens, desde florestas verdes e floridas até terrenos montanhosos cobertos de neve. Uma arte que não deve nada ao game da Ubisoft. Realmente, é um aspecto técnico que merece uma citação especial.

Em relação ao som, o jogo também faz bonito, com uma dublagem excelente e a opção de vários idiomas (polonês, russo, espanhol, etc.), com a opção do masculino e feminino para a personalização das falas dos personagens, cada qual com o seu sotaque característico, o que nos leva de novo ao ponto da brincadeira e do bom humor. São aspectos pontuais que fazem grande diferença durante a jogatina, já que você pode sempre mudar uma fala, uma música, uma dança, etc.


O modo multiplayer de WORMS traz batalhas com a opção de 2, 4 ou 6 jogadores disputando uma partida ao mesmo tempo, divididos ainda em 3 “níveis”: Iniciante, Intermediário e Profissional. O que esses níveis trazem de diferente às partidas é apenas a “dificuldade” para se mover pelo cenário, tempo para mudar de arma e atirar, além de que, no modo Profissional, os jogadores escolhem o lugar onde seus WORMS começam, enquanto que no nível Iniciante os WORMS iniciam a partida de forma aleatória.

O jogo dá a opção de Partida Local, em que você pode jogar contra amigos no sofá com a possibilidade de adicionar até 6 jogadores (ao todo), alternando entre amigos e IA, ou seja, você pode criar uma partida com 2 amigos mais 3 equipes controladas pela IA. O modo Amistoso (Partida Rápida) e partida Ranqueada são partidas online que variam entre as categorias citadas acima. O último modo disponível é a Partida Privada, em que você pode convidar amigos e editar todos os aspectos da partida, desde o mapa até as armas, tempo de turno, vida de cada WORM, etc., ou seja, a partida pode ser totalmente customizável.


Veredito

WORMS W.M.D é o capítulo mais recente de uma franquia de mais de 20 anos de idade e traz melhoras em alguns pontos, mantém o padrão em outros e peca em mais alguns. Vamos começar pelos pontos positivos. Graficamente, esse título de longe é o mais bonito já visto na série WORMS, com cenários espetacularmente bonitos e detalhados. Fora isso, há a adição de algumas mecânicas no gameplay, a adição de armas no cenário, estruturas que podem ser usadas como proteção ou até mesmo se esconder, e adição da possibilidade de usar tanques, robôs ou helicópteros. O título mantém todo o bom-humor já conhecido na série, com as sátiras e piadas, e a customização também continua como um dos seus carros-chefe, desde a criação das regras para uma partida até a criação de sua equipe WORMS. Infelizmente, a variedade dos modos de jogo é o Calcanhar de Aquiles desse título, com uma variedade que se mostra maior no modo de 1 jogador e é quase nula no modo multiplayer, se limitando apenas ao número de jogadores na partida e à “dificuldade” para efetuar ataques. WORMS W.M.D é um jogo mediano, que faz bem tudo a que se propõe. É um título recomendado aos jogadores fãs da série e a jogadores casuais que buscam um título para jogar com os amigos no sofá de casa, tirar alguns sarros e dar boas risadas.

Jogo analisado com o código fornecido pela Team 17.

Veredito

65

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict
Artigo anterior
Próximo artigo
Carlos Oliveira Maciel
Carlos Oliveira Macielhttps://www.youtube.com/user/CalosMaciel
Apaixonado por videogames e tecnologia desde sempre, jogador de Atari, Mega-Drive, SNES, PS1, PS2, X360, PS3, PS Vita, XONE, PS4, PS VR, PS4 Pro, ONE X........ Fora o PC, os fliperamas e os videogames dos amigos....