Unravel Two

Unravel foi uma agradável surpresa quando foi lançado em 2016. Era um jogo de plataforma simples, com uma proposta de certa forma inovadora, e recheado de puzzles para que os jogadores descobrissem como deveriam passar por determinadas situações. Leia a nossa análise do Unravel original.

Agora, dois anos depois, a sequência chega ao PS4 de surpresa (o anúncio e o seu lançamento ocorreram no mesmo dia) e com uma proposta diferente: dois Yarny ao seu comando, o que significa um foco total no cooperativo.

Unravel Two oferece a seu controle, o tempo todo, dois Yarny (os bonequinhos de lã). Mas ao contrário do original, onde o seu Yarny ia se desfazendo conforme andava, os dois são conectados entre si. Isso significa que você não pode afastá-los muito longe um do outro, mas ao mesmo tempo introduz diversas mecânicas de gameplay.

Primeiramente, precisamos deixar claro que Unravel Two pode ser jogado sozinho ou de forma cooperativa. Sozinho, você controlará os dois Yarny, alternando entre eles ao pressionar triângulo. Se segurar o botão, os dois viram um só. Mas a verdadeira graça do jogo é o cooperativo e você deduzir, juntamente com o seu parceiro, como deve prosseguir na fase. Apesar do cooperativo ser apenas offline (algo raro atualmente), lembre-se da funcionalidade Share Play do PS4, caso você busque algo online.

Continuando sobre as mecânicas, Unravel Two conta com o arremesso do laço com R2 (ao grudar onde for possível, o personagem balança como um pêndulo) e o pulo no X. Mas a mecânica que você mais usará é o L2 (além do triângulo, se estiver jogando sozinho). O L2 permite que você faça um Yarny segurar o outro, fazendo com que um dos próprios Yarny virem o centro de um pêndulo. Outra possibilidade com o L2 é você atingir um ponto alto com um dos personagens e possibilitar que ele escale o fio entre eles com o L2. Ou seja, há várias mecânicas que envolvem os dois Yarny.

Uma das críticas que o original recebeu era a sua duração. Unravel Two continua mais ou menos oferecendo a mesma coisa nesse aspecto: há um total de sete fases (que podem demorar cerca de 30 minutos a serem completadas na primeira vez) e outras 20 fases bônus, que são desafios (curtas, mas com puzzles ou ações que exigirão habilidade de sua parte).

O conteúdo pode ser considerado um pouco vazio, mas vale lembrar que há colecionáveis a serem coletados nas fases e, além dessas fases bônus, os próprios níveis da campanha possuem desafios, como terminar em um tempo máximo estipulado. Então depende do tipo de jogador que você é: se costuma aproveitar apenas a campanha em si, o jogo será muito curto (cerca de 5 horas, no máximo). Mas se você for atrás dos 100%, haverá muita coisa a ser feita, além da dificuldade ser consideravelmente alta.

Aliás, essa questão da dificuldade é um dos pontos negativos do jogo. Não me entenda mal, eu gosto de desafios, principalmente em jogos de plataforma. Mas devido à mecânica cooperativa presente em Unravel Two, há momentos em que fica confuso controlar dois Yarny sozinho, principalmente nos puzzles desafiadores das fases bônus. Por isso, mais uma vez, recomendo que aproveite o jogo se tiver um(a) amigo(a) para isso.

Unravel Two possui gráficos excelentes e uma trilha sonora muito boa também, encaixando muito bem com o que acontece na tela. O enredo, porém, é um tanto quanto confuso. O jogo tenta passar uma história de duas crianças fazendo coisas como fugir de casa e que passam por várias dificuldades (e os Yarny as ajudam de certa forma). Mas tem vários momentos que não fica claro o que aconteceu e, com o tempo, você vai começar a ignorar essas partes nas fases.

A ideia dessas duas crianças fica óbvia para ser um paralelo aos dois Yarny, ou seja, um “laço de amizade”. Mas a mensagem não é muito bem transmitida e isso é uma pena, pois o primeiro jogo chega a ser comovonte com a história da velha mulher e as fotos.

Veredito

Unravel Two é um ótimo jogo de plataforma. Apresenta uma mecânica cooperativa que é excelente em dois jogadores, mas que pode ser muito bem aproveitada pelos solitários também. A campanha pode ser relativamente simples, mas há desafios que exigirão esforço do(s) jogador(es) e que proporcionam uma vida útil maior ao título. O ponto negativo fica por conta das poucas fases e da história que o jogo deseja contar nas entrelinhas, que não é muito interessante.

Jogo analisado com código fornecido pela EA.

Veredito

85

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Unravel Two is a great platform game. It presents cooperative mechanics that are excellent in two players, but that can be very well used in the single-player mode. The campaign can be relatively simple, but there are challenges that will require effort from the player(s). The downside is the few stages and the story that the game wants to tell that is not very interesting.


Artigo anterior
Próximo artigo