Two Point Campus – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Quem acompanha minhas análises aqui já deve mais do que saber de como sou apaixonado por jogos de simulação, especialmente os de negócios. Uma das minhas maiores surpresas positivas de 2021 foi ter tido contato com Two Point Hospital em sua Jumbo Edition no PS4 (hoje já com atualizações para rodar ainda melhor no PS5). Digo que até hoje é uma da melhores adaptações do gênero para os consoles, com uma excelente jogabilidade. Por conta de toda essa alegria que fiquei extremamente entusiasmado quando a Two Point Studio anunciou seu próximo título simulador, Two Point Campus, com versões para PlayStation 4 e PlayStation 5. Se fosse ao menos um pouco similar ao seu antecessor, já sabia que viria coisa boa.

Two Point Campus
A ambientação de cada uma das universidades é incrível. Fonte: PS5 Create.

Enquanto em Two Point Hospital a ideia era gerenciar hospitais, cuidando de pacientes, pesquisando novas curas para doenças e tendo os melhores médicos, Two Point Campus é o título onde você vai gerenciar uma universidade. E não, nada de cursos de Direito, Engenharia ou Medicina. Espere coisas como Artes Trevosas, História Internetesca ou Econocomédia. E mesma aqueles nomes que pareçam comuns, como Gastronomia, pode ter certeza que será um curso bem diferente, começando por utilizar uma panela gigante do tamanho da sala como forma de estudo.

Não há um grande background de história. Você precisa gerenciar as faculdades e é isso. Cada cenário possui uma pequena introdução e uma pequena descrição do contexto em que se aplica, algo como um mini briefing para informar seus objetivos. Novamente a Two Point Studio traz o título com texto localizado muito bem para o português. Infelizmente também não há dublagens e nem qualquer tipo de legenda para partes faladas, seja no pequeno “briefing” ao começar uma fase ou então em anúncios sonoros feitos por uma espécie de secretaria ou então da rádio. Apesar de não entender essas falas não impactar em nada do jogo, eu digo que você acaba perdendo uma parte relevante do lado engraçado do título. Os comentários da secretária são ótimos. Meu favorito até agora foi “se você não sabe onde fica sua aula, será que você realmente precisa ir?” (ou algo similar).

Two Point Campus
Como qualquer grande faculdade, a vida no campus não é só de estudos. A diversão é fundamental para o bem estar e boas notas dos estudantes. Fonte: Divulgação/Two Point Studio.

A jogabilidade de Two Point Campus é muito boa e possui uma excelente curva de aprendizado. O título conta com pequenos tutoriais para QUALQUER mecânica nova a ser implementada. A cada cenário algo novo é acrescentado, para que o jogador consiga ir aprendendo bem como gerenciar o campus e somente mais para as últimas fases começar a viver o verdadeiro caos. O objetivo sempre será o mesmo: ter um curso (ou vários) bem gerenciado, um campus bem equipado, com funcionários felizes e alunos tirando boas notas e satisfeitos com a universidade, porém o que você precisará fazer para chegar neste objetivo será mais complexo conforme avança.

Por estarmos falando de algo escolar, Two Point Campus funciona com um calendário de ano letivo. Antes do início de cada um você pode organizar seus cursos, para escolher quais serão ofertados naquele período, além de poder avançá-lo de nível com pontos conquistados. É muito importante construir todas as salas necessárias e contratar professores o suficiente para suprir a demanda de cada curso que você resolva ofertar e só assim então iniciar o ano. Não esqueça também de confirmar qual a duração em anos do curso, para poder ofertá-lo sempre e conseguir que os estudantes formem. No menu inferior você consegue acompanhar um calendário do ano e verificar brevemente quais aulas ainda irão ocorrer. Além disso, outra coisa interessante é que você pode criar eventos adicionais para o calendário, seja uma festa no Centro Acadêmico, uma exibição de filmes no auditório ou uma competição de culinária em uma sala de aula, por exemplo.

Two Point Campus
O cenário que libera os cursos de magias são cheio de referências a série Harry Potter, começando pelo nome da faculdade que é “Grãfinória”. Fonte: PS5 Create.

Caso pegue um cenário do zero, a primeira coisa a ser feita será decidir quais cursos acontecerão neste ano letivo. Após isso, hora da construção. Um auditório sempre será obrigatório, não importa o curso, e depois ao menos uma sala especifica de matéria. Os alunos também precisarão de uma boa infraestrutura, então é importante construir logo no início banheiros, dormitórios e chuveiros. Assim que tiver um pouco mais de dinheiro, já construa também uma sala dos alunos ou centro acadêmico (para melhorar a diversão) e sala de funcionários (pois quem trabalha também precisa descansar!). Também é provável que já precise de uma biblioteca para ajudar nas tarefas de casa dos estudantes. Não esqueça de contratar funcionários, além de professores capacitados para cada disciplina, assistentes (algumas atividades são genéricas, como vender comida no quiosque, mas trabalhar na enfermaria exige uma certa especialidade) e também zeladores (novamente com algumas especialidades necessárias para algumas atividades).

Two Point Campus
Além de cada sala possuir um custo diferente, elas também possuem metragens muito distintas e com restrições de serem dentro ou fora de um prédio. Fonte: PS5 Create.

Essas são as atividades mais básicas que você pode precisar para sobreviver gerenciando uma faculdade. Ao começar a entender melhor Two Point Campus, vai fazer toda essa parte básica no automático. Sua maior preocupação começará com outras coisas, como em realizar pesquisas para criar melhorias em suas salas, aprimorar habilidades dos funcionários, gerenciar clubes universitários para os alunos e cuidar de invasores no prédio. É muito importante ficar atento às demandas tanto de alunos como de funcionários para não só completar atividades bônus (que podem lhe render dinheiro ou kudos, moeda especial para liberar novos objetos), mas também para ajudar a manter um bom nível de satisfação no campus e a média geral de cada curso. Saber o momento certo de investir em melhorias na universidade é fundamental para o sucesso.

Two Point Campus
É possível também personalizar as roupas dos funcionários. Por enquanto as opções são simples, mas mal posso esperar por futuras atualizações com roupinhas de evento ou em parceria com outros jogos. Fonte: PS5 Create.

É importante ressaltar que ao criar uma sala não se deve apenas focar no que é obrigatório para sua construção. A decoração é muito importante, pois aumenta a atratividade da sala, um fator que ajuda na satisfação geral dos alunos na universidade como um todo, além de também servir para subir o nível de uma sala. Sala com níveis mais altos tendem a trazer melhores resultados. Isso também ajuda a subir o nível da sua faculdade, que pode servir como objetivo para o cenário em alguns momentos. Gosto de sempre colocar uma lixeira em cada ambiente para evitar a sujeira e um dispenser de álcool em gel (pois a pandemia ainda não acabou) que ajuda na higiene das pessoas. Dependendo do cenário você também vai precisar se preocupar com a temperatura do local, colocando objetos para aquecer ou esfriar o ambiente, inclusive na parte externa do campus.

Two Point Campus
No lado superior direito da tela sempre será possível verificar quais são as missões necessárias para se avançar no cenário e/u conseguir mais uma estrela.

Falando um pouco da parte visual, é inegável quão mais bonito ele está ao se comparar com seu antecessor. Apesar de não ser algo “WOW última geração do PS5”, a escolha gráfica condiz com os elementos da franquia e é possível ver uma boa evolução do último ano. Além disso, a HUD está totalmente modernizada e ainda mais fácil de se navegar. Talvez quem seja muito viciado em Two Point Hospital possa se enrolar em uma coisa ou outra no começo, mas no geral a jogabilidade é a mesma, no máximo mudando o design (está extremamente mais moderno) e localização de algumas opções.

Algo que eu gosto de frisar muito para este gênero de jogo, em especial não só de simulador mas de simulador de negócios, é a grande dificuldade em se adaptar a jogabilidade para os consoles. Two Point Hospital chegou com quase dois anos de diferença no PS4 ao comparado com sua versão de PCs, porém a adaptação foi incrível. Agora com Two Point Campus e lançamento simultâneo para todas as plataformas, parabenizo pelo excelente trabalho na adaptação do gameplay. A qualidade não só se manteve como melhorou em alguns pequenos pontos. Fora o tempo de carregamento estar extremamente rápido na nova geração, trazendo uma experiência incrível como um todo para o título. Particularmente não sinto falta alguma de um mouse para jogar e posso dizer que os jogos da Two Point Studio continuam sendo os melhores do gênero no quesito jogabilidade em console.

Two Point Campus
Ficando sem grana? Existe a opção de pegar até três empréstimos para ajudar. Apenas cuidado com os juros mensais! Fonte: PS5 Create.

Quando analisei Two Point Hospital, minha principal crítica se deu ao ritmo/pacing do título, que em alguns momentos parecia extremamente lento, sendo necessário esperar muito tempo para que algo acontecesse. A sensação que tenho agora com Two Point Campus é que conseguiram acertar esse ritmo. Apesar de em alguns momentos você ainda acabar ficando “sem fazer nada”, provavelmente é porque gerenciou muito bem aquela fase. Com o conceito de ano letivo funcionando, é bem fácil também de se organizar com o calendário e ir acrescentando eventos em espaços vazios na agenda. É difícil ter uma missão que precisará apenas esperar por muito tempo para que se complete, sempre poderá fazer alguma coisa para auxiliar. Conseguiram encontrar um bom meio termo sem que virasse algo muito rápido com a necessidade um pause por minuto e nem tão lento. Vale lembrar que ainda existe a possibilidade de colocar a velocidade do jogo na metade (mais lento) ou duplicada (mais rápido).

Os troféus estão de volta e com a quantidade esperada de desafios, já que existem muitas fases para se conseguir as três estrelas, levando umas boas horas para se completar tudo. O título possui um imenso fator replay, sendo quase que compulsivo querer completar a próxima estrela de um cenário.

Two Point Campus
Além das máquinas de comida e bebida, também é possível disponibilizar alimentação no campus através de quiosques. Fonte: Divulgação/Two Point Studio.

De uma forma geral, a Two Point Studio conseguiu pegar uma fórmula que deu muito certo e transformar em algo ainda melhor, utilizando elementos anteriores sem que você sinta que está jogando o mesmo título, apenas com uma “skin” diferente. Two Point Campus além disso ainda possui toda uma originalidade que o diferencia de qualquer outro simulador mais genérico, o que deixa tudo mais divertido. Até o momento posso dizer que é, de longe, meu jogo favorito do gênero nos consoles.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela SEGA.

Veredito

Two Point Campus segue a fórmula de sucesso do título anterior do estúdio, criando também sua própria originalidade e trazendo uma experiência de jogo única, podendo ser o melhor simulador de negócios para consoles até o momento.

94
Two Point Campus
Fabricante: Two Point Studios
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: Simulação / Estratégia
Distribuidora: SEGA
Lançamento: 09/08/2022
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (Inclusive Platina)
Comprar na

Two Point Campus follows the successful formula of the studio’s previous release, also offering a new and unique gaming experience. It could be the best business simulator for consoles to date.

Eric Oliveira

Eric Oliveira

Tiro na água!