Esse é o tipo de jogo que revela a idade do jogador… Tiny Trax é baseado em um brinquedo que hoje em dia provavelmente não é mais produzido em larga escala: o autorama. O mais parecido para as crianças atualmente seriam as pistas de Hot Wheels, mas não chegam nem perto do que era um autorama nas décadas passadas, que podiam ocupar quase todo o espaço da sala com pistas cheias de curvas e carrinhos em alta velocidade, conquistando o desejo de muitas crianças (e adultos).
Tiny Trax foi criado pela FuturLab, desenvolvedora indie britânica que teve seu reconhecimento impulsionado por dois ótimos jogos: Velocity Ultra (PS3 e Vita) e sua sequência, Velocity 2X (PS4 e Vita). Diferente dos títulos anteriores, que eram "de navinha" e possuíam uma jogabilidade frenética, Tiny Trax é a primeira empreitada da desenvolvedora em um jogo com gráficos tridimensionais e feito para Realidade Virtual, sendo talvez o primeiro de seu gênero no PlayStation VR.
Jogos de corrida para VR, como Driveclub, me fizeram ter enjoos em poucos minutos devido ao recorrente problema de cinetose que pode atingir alguns jogadores, já que eram em primeira pessoa e simulavam o jogador dentro do carro. Tendo isso em vista, Tiny Trax optou por uma visão aérea, em que você vê a pista e os carrinhos do alto, podendo se aproximar ou mudar de ângulo fisicamente para observar a corrida, simulando muito bem a sensação que se tinha ao ver autoramas de verdade. Isso faz com que o jogo seja muito confortável de se jogar, não causando náuseas ou cansaço.
O jogo explora bem a imersão, visão 360º e sensação de profundidade proporcionadas pela realidade virtual. As pistas possuem curvas mirabolantes que podem subir ou descer, dar loops em espiral ou se retorcer, sendo maiores do que o espaço visual do jogador, fazendo com que você tenha que mexer a cabeça para não perder os carrinhos de vista. Parece bobo, mas o design de cada uma é bem elaborado e torna esta ação bem divertida.
Embora existam apenas 12 pistas disponíveis, cada uma é única, ganhando identidade própria em suas trajetórias, curvas e desafios. Em grupos de quatro, elas seguem alguma temática: ilhas tropicais, vulcões/cavernas de gelo e espaço sideral, cada uma com uma trilha sonora apropriada e cenários muito bem desenhados, coloridos e tematizados.
Algumas pistas brincam com o jogador com abordagens inusitadas. Por exemplo, em uma delas o carrinho faz parte do trajeto debaixo d'água, sendo possível abaixar fisicamente a cabeça para acompanhar o percurso; ao fazer isso, o jogador tem a sensação de realmente ter mergulhado, com os sons abafados e a imagem um pouco distorcida.
Como em outros títulos da desenvolvedora, Tiny Trax é fácil de jogar, porém difícil de dominar. Os comandos são simples: R2 para acelerar, X para dar impulso na velocidade (boost) e quadrado para trocar de faixa na pista (são apenas duas faixas). Terminar a corrida em primeiro lugar, no entanto, requer que o jogador domine o melhor momento de trocar de faixa, o timing correto ao fazer curvas e gerencie bem a quantidade de energia disponível para o boost, já que tal energia é recarregada somente em curvas bem feitas.
Para adicionar mais dificuldade em chegar ao pódio, a IA do jogo é muito apelona, dominando muito bem as curvas e o momento de se usar o boost, o que chega a tornar o começo do jogo bem frustrante. Isso é algo tão marcante que a desenvolvedora se pronunciou anunciando um futuro patch que traria uma IA mais razoável nas primeiras pistas, de modo a acomodar melhor o jogador no início.
O jogo possui alguns modos para dar mais variedade às suas poucas pistas. Existem quatro "copas", com as três primeiras baseadas nas temáticas já citadas e a última sendo uma "copa All-Stars", compreendendo as pistas mais complexas. A vitória rende troféus baseado na pontuação geral da copa. É possível também jogar uma corrida única, escolhendo uma pista. A vitória neste caso rende uma medalha baseada na posição de chegada. Em ambos os modos, os tempos em cada pista são enviados para um quadro de líderes online.
Há também o multiplayer para até quatro jogadores online. Não existe um modo off-line, porém, isso não faz tanta falta, visto que cada jogador necessitaria de um PSVR individual. Infelizmente, o multiplayer é bem vazio, porém, nas poucas vezes em que foi possível disputar contra outros jogadores, ele se mostrou consistente, não apresentando quedas nem falhas na conexão.
É possível escolher dentre seis carrinhos diferentes, podendo também alterar suas cores. Suas diferenças, no entanto, são apenas estéticas. Não há mudança de status de velocidade nem de aceleração, por exemplo. É tudo muito simples, apesar de cada carrinho ser bem estilizado.
Essa pequena variedade de carros e pistas pode parecer um pouco decepcionante, mas é um conteúdo justo pelo preço cobrado. Há de ser levado em conta também que Tiny Trax foi produzido por uma equipe pequena, que ainda teve que aprender a trabalhar com realidade virtual e todos seus percalços de desempenho e conforto visual. No quesito diversão, no entanto, o título é excelente e com certeza irá proporcionar boas horas de entretenimento.
Veredito
Tiny Trax traz um clima de nostalgia a jogadores mais velhos ao resgatar a diversão proporcionada pelos autoramas de décadas passadas. Embora com comandos simples, o jogo leva tempo para ser dominado até conseguir uma boa posição contra a IA apelona. Há pouca variedade em pistas e carrinhos, porém, cada pista é única e brinca de maneira envolvente e imersiva com o jogador, aproveitando-se bem da realidade virtual.
Jogo analisado com código fornecido pela FuturLab Limited.
Veredito
Veredict
Tiny Trax brings nostalgia to older players by recollecting the fun provided by slot-cars from past decades. Although easy to play, the game takes time to be mastered until the player feels comfortable against an AI that almost never commits a mistake. There is little variety in tracks and cars, however, each track is unique and surrounds the player in a fun and immersive way, taking advantage of virtual reality.