SUPERBEAT: XONiC é o primeiro jogo de ritmo da equipe de desenvolvedores dos jogos da série DJ MAX após deixarem a Pentavision no ano passado e criarem sua própria companhia, a Nurijoy. Com uma vasta experiência em jogos de ritmo, a equipe decidiu desenvolver um jogo novo, exclusivamente para o PlayStation Vita.
Por se tratar da mesma equipe por trás dos jogos da série DJ MAX, SUPERBEAT: XONiC traz a mesma qualidade dos jogos para a plataforma. O jogo traz quase sessenta faixas diferentes em seu repertório, de gêneros que vão de pop independente até metal progressivo. Os gêneros são tão variados que o jogo traz até colaborações com outros jogos, como o jogo de luta Guilty Gear Xrd.
Ao contrário do DJ MAX Technika Tune, o jogo anteriormente desenvolvido pela equipe para o Vita, SUPERBEAT: XONiC traz as duas opções de controle: botões e touchscreen. O jogador pode controlar as batidas com os botões e trocar para o toque durante a faixa sem necessidade de alteração nas opções, o jogo identifica os dois controles ao mesmo tempo.
O jogo possui três modos principais: 4 TRAX, 6 TRAX e 6 TRAX FX. Nos três modos, o jogador escolhe três músicas para testar suas habilidades e recebe o resultado após finalizar as três. A diferença entre eles são as “faixas” do jogo: no modo 4 TRAX, o jogador deverá controlar quatro faixas em que as notas musicais serão distribuídas, usando os botões ou o toque. No modo 6 TRAX, serão seis as faixas pelas quais as notas irão aparecer ao jogador. No modo 6 TRAX FX, o jogador não só irá controlar as seis faixas, mas também deverá usar os botões L e R durante o jogo.
Este é o primeiro jogo de ritmo que vejo utilizar todos os botões do Vita de formas diferentes. O jogador irá usar os botões direcionais e os botões triângulo, quadrado, círculo e X, mas também os analógicos (tanto para notas individuais quanto para segurar em algumas notas) e até mesmo o L e R no modo 6 TRAX FX. No começo, fica difícil acompanhar tantas formas diferentes de notas durante as músicas, por isso o jogo só habilita os modos mais difíceis depois de algum tempo. Para quem tiver a possibilidade, o jogo também é compatível com o PlayStation TV, e talvez seja mais fácil para alguns utilizar o DualShock 3 como controle.
Ainda assim, o jogo possui nas opções a escolha da dificuldade. Desta forma, aqueles que quiserem testar os modos mais complexos, mas que tem dificuldade em acompanhar tantas notas, podem diminuir a dificuldade para chegar em um nível mais compatível.Há também a opção de velocidade das notas, assim como a possibilidade de desabilitar o som das batidas, para jogadores mais experientes no gênero que possam achá-las distrativas.
No começo do jogo, existe um tutorial bem desenvolvido para apresentar ao jogador o estilo de ritmo e seu controle, apesar de que apresentar todos os botões ao mesmo tempo possa assustar de início. Particularmente, o jogo é bastante responsivo quando se trata do modo touchscreen, então pode ser uma boa dica de início se acostumar com o modo mais fácil e testar tanto o controle físico como o de toque.
O jogo também traz um modo chamado de “World Tour”, no qual o jogador pode competir com outros em determinadas faixas e dificuldade, para aqueles que gostam uma competição. Além disso, é possível customizar o seu perfil para que outros jogadores o vejam, selecionando ícones diferentes que influenciam diretamente as músicas e um nível que vai subindo quanto mais você joga.
Para fazer o jogo fluir mais naturalmente, ele roda a 60 fps, além de utilizar uma paleta de cores neon muito apropriado para seu estilo. De toda forma, o jogo também empresta muito do estilo dos jogos da série DJ MAX, o que reforça a sensação de que os desenvolvedores ainda se prendem aos jogos do passado. Não é uma crítica, mas a impressão é mesmo que você está jogando um novo DJ MAX com controles diferentes.
Com mais de cinquenta faixas, além de outras que virão com DLC, tantos modos de controle, dificuldades diferentes, um leaderboard online mundial, o jogo traz inúmeras horas de jogatina, levando o jogador de um modo fácil a até o frenesi das faixas mais complexas, na dificuldade mais difícil pelo 6 TRAX FX. SUPERBEAT XONiC se mostrou como o jogo definitivo do gênero no PlayStation Vita, apesar de que quase todos jogadores se contentarão nos modos mais simples.
Veredito
SUPERBEAT: XONiC é a experiência mais completa de ritmo no PlayStation Vita. Para iniciantes ou jogadores experientes, há diversidade para todos os que gostam do gênero e buscavam uma experiência definitiva.
Jogo analisado com código fornecido pela Acttil.