Para o bem e para o mal, Sports Champions é o Wii Sports do PlayStation Move. Competente, divertido, bem produzido, mas não muito mais do que uma demonstração técnica dos potenciais do novo controle por movimentos da Sony.
Sports Champions apresenta seis modalidades diferentes, mesclando esportes modernos a esportes pouco conhecidos. Sem mais delongas, o jogador é apresentado a uma tela onde pode escolher uma das modalidades oferecidas pelo jogo, a saber: Vôlei de Praia, Lançamento de Discos (embora jogado com as regras do golfe), Combate de Gladiadores, Arco e Flecha, Tênis de Mesa e Bocha. Cada um dos esportes pode ser praticado utilizando-se apenas de um PlayStation Move, embora Vôlei de Praia, Combate de Gladiadores e Arco e Flecha possam ser jogados com dois controles.
O jogo tenta passar uma imagem de campeonato mundial de esportes esdrúxulos, com personagens representando mesmo que indiretamente várias nações do planeta. O carisma dos personagens é o mesmo apresentado pelos modelos da PlayStation Home. São muito pouco criativos e totalmente estigmatizados pelos países que teoricamente representam. E ainda por cima são limitados a apenas 10. Ou seja, esta é a parte menos inspirada do jogo.
Cada uma das modalidades conta com um modo de "Free Game", um modo de desafio (com mini-games) e uma espécie de campeonato, dividido em níveis (bronze, prata e ouro), e em cada um dos níveis enfrentamos 10 adversários diferentes.
O Vôlei de Praia tem seus fundamentos muito bem representados. A movimentação dos jogadores na quadra é automática, o que de certa forma facilita bastante o jogo. Mas para ter sucesso nas jogadas é necessária bastante atenção nos bloqueios e nos passes, principalmente. O tempo para execução das ações também é bastante importante, e pode determinar o sucesso de cada jogada. Com a utilização de dois Moves a qualidade da simulação aumenta ainda mais, principalmente nos bloqueios e nas levantadas.