Sonic Unleashed é, sem dúvida, um dos melhores Sonic 3D. Pronto. Dito isso, podemos nos aprofundar melhor no game e entender o porquê dessa afirmação, além de encontrar a explicação para a nota sete que eu sei que você já leu no final do texto.
A SEGA conseguiu. Sério mesmo. A SEGA conseguiu fazer um Sonic que possui uma câmera agradável (!) e uma jogabilidade que obedece aos seus comandos, somado aos momentos que lembram os jogos 2D, exceto pela sua velocidade – no mínimo – triplicada. As fases de Sonic são um show à parte. A sensação de velocidade é ótima e o design das fases que, apesar de existir a obrigação de decorá-las, são geniais. Isso está muito perfeito, não acham? Óbvio que está. As fases de Sonic possuem alguns defeitos (detalhados mais adiante), mas que se tornam irrelevantes. O problema chama-se "Werehog" e "Adventure Field".
Em Sonic Unleashed, Sonic está mais uma vez enfrentando Robotnik (sem motivo algum, é claro) no início do game. Depois de virar Super Sonic, Eggman (sinônimo de Robotnik, vale notar) utiliza sua nova arma e consegue, através do poder das esmeraldas, fragmentar o planeta e forçar a liberação de um ser chamado Dark Gaia. Nesse processo, Sonic se transforma em uma espécie de monstro que lembra um lobisomem (o qual vamos chamar de lobouriço). Ao cair na Terra, o lobouriço conhece um pequeno ser que não se recorda de nada. Por ser fanático por doces, Sonic batiza ele de Chip. A partir daí, os dois partem em uma jornada ao redor do mundo para restaurá-lo. O mundo foi dividido em sete partes, o que implica em sete Chaos Emerald e sete layouts de fases diferentes.
O esquema de jogo é dividido em duas jogabilidades distintas: de dia, quando Sonic é o próprio Sonic, em fases de ação e plataforma; e de noite, com o Sonic lobouriço, em fases que consistem apenas de derrotar inimigos com golpes físicos à lá jogos "hack & slash" (Ninja Gaiden, Devil May Cry).
Nas fases com Sonic, as quais duram aproximadamente 7 minutos dependendo de seu desempenho e velocidade, os comandos são simples: X pula, quadrado é o "homing attack" e também o dash ("turbo"), bola serve para deslizar e também diminuir a velocidade, além de cair no chão com um impacto, e triângulo é o clássico "siga o rastro de anéis" (algumas habilidades mencionadas aqui não são fornecidas no início do game). Normalmente, cada fragmento do planeta possui apenas um ato como parte obrigatória para completar a história do game (um ato para Sonic e outro para o lobouriço). Porém, o game disponibiliza mais atos extras, por pura diversão do jogador, não sendo obrigatórios para finalizar o jogo. No entanto, se você planeja obter todos os troféus do game, saiba que será indispensável finalizar todos esses atos extras.
Vale notar uma mecânica interessante com Sonic: o quadrado, "dash", é quase pressionado o tempo todo no game como se fosse um acelerador de jogo de corrida. Só que, para manter essa velocidade, Sonic precisa coletar os anéis. Isso gera um ponto negativo: a obrigação por parte do jogador de decorar a fase. Prepare-se para morrer diversas vezes por não saber, em sua primeira jogada, que não existia uma plataforma no lugar "x" ou que tal inimigo estava no local "y".