Sonic Origins – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Sonic está celebrando 31 anos nesta semana. Com vários altos e baixos, o personagem encontra-se neste momento de sua história em alta: temos os dois filmes fazendo sucesso e o último jogo original, Sonic Mania, foi incrível (vamos desconsiderar Sonic Forces por enquanto). Ainda neste ano devemos receber Sonic Frontiers e é impossível saber a sua qualidade até termos o jogo em mãos. No entanto, até lá, há mais uma coletânea para manter os fãs entretidos: Sonic Origins.

Sinceramente, Sonic Origins é difícil de analisar. Por um lado, temos os jogos clássicos do ouriço (Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic CD e Sonic 3 & Knuckles) em suas melhores formas possíveis. De outro, são jogos que já vimos várias vezes sendo relançados e a coletânea em si poderia ter sido muito mais vasta considerando a biblioteca de títulos do personagem.

Sonic Origins

Vamos esclarecer meu comentário primeiro: os jogos de Sonic Origins em si possuem uma ótima qualidade, além de terem marcado a infância de diversos jogadores (inclusive a minha). No entanto, é uma coletânea cara para o que está sendo oferecido e ainda torço para uma coletânea definitiva de Sonic, com todos os jogos possíveis e imagináveis até a geração do PS2, GameCube e Xbox, pelo menos.

Por outro lado, Sonic Origins não é “apenas” um port dos jogos originais. E é aqui que a coletânea merece elogios.

Sonic Origins

Ao iniciar a coletânea, já temos a primeira novidade: as cenas animadas. Um bonito desenho animado é exibido dando uma geral por todos os jogos. Todos os games da coletânea possuem uma cena de abertura e outra de encerramento nesse mesmo estilo, criando uma conexão entre todos eles.

Depois, temos um menu 3D bem bacana com elementos caracterizando cada game (e, ironicamente, o jogo ausente Sonic Spinball ilustra o Museu). E por incrível que pareça, todo o menu é localizado em português do Brasil.

Sonic Origins

Todos os jogos podem ser aproveitados em seus modos de aniversário e clássico. O clássico é exatamente como era no Mega Drive, ou seja, com gráficos 4:3 (imagem quadrada) e com vidas. Sem mistérios. Já no modo aniversário podemos aproveitar em 16:9, vidas infinitas e alguns ajustes de acessibilidade. Por exemplo, temos a habilidade Drop Dash em todos os jogos (aperte e segure o botão de pulo após pular para que Sonic pouse com velocidade) e se transformar em Super Sonic com o botão triângulo. Se você falhar uma fase bônus para coletar a esmeralda, é possível repeti-la gastando-se uma moeda.

Essas moedas são coletadas no modo Aniversário onde ficariam as vidas originalmente. Também são recompensas do novo modo chamado de Missão. Ou seja, para quem já conhece os games originais, pode conferir o modo Missão e o Aniversário para ver o que há de novo.

Sonic Origins

O modo Missão possui 15 desafios para cada um dos jogos (Sonic 3 & Knuckles é considerado um game único). São objetivos como terminar um percurso sem eliminar inimigos ou coletar 50 anéis o quanto antes – tudo em ambientes conhecidos, mas adaptados para as missões, sendo rotas completamente novas portanto. Também existem ranks que definem o seu desempenho. Além disso, as missões vão ficando cada vez mais desafiadoras.

É um modo muito legal e, sem dúvida, traz um ar de novidade para a coletânea. Mas como são curtos (alguns desafios podem durar menos de 30 segundos), é algo que acaba sendo mais um extra do que um modo mais longo. Em minha opinião, é um potencial desperdiçado. Não vou mentir e espero que lancem DLCs de missões – não reclamaria por mais desafios.

Sonic Origins

Outro modo da coletânea é o Museu. São várias imagens, músicas e vídeos a serem destravados – tanto jogando quanto gastando as moedas mencionadas anteriormente (que são obtidas em missões e no modo aniversário). O modo aparenta ser bem completo, com vários conteúdos diferentes para os games da coletânea. As músicas vão até um pouco além, oferecendo remixes de Super Smash Bros. Brawl e Sonic Generations, por exemplo.

Falando em músicas: sim, Sonic 3 sofreu alterações. Como já havia sido alertado pela SEGA, as músicas que tocam nas fases Carnival Night Zone, IceCap Zone e Launch Base Zone não são as mesmas do jogo de Mega Drive. Quando o título foi lançado para PC nos anos 90, tínhamos versões diferentes dessas músicas e são justamente que estão presentes em Sonic Origins. Há também outras alterações menores, como a de invencibilidade e Super Sonic, mas parecem ser apenas arranjos diferentes. No fim é compreensível, mas uma pena, pois as originais são bem melhores. Vale destacar que nenhuma música de Sonic & Knuckles sofreu alteração.

Sonic Origins

Por fim, vale ainda comentar que existem modos extras ainda para cada jogo. Além de coisas como Blue Spheres e o multiplayer para Sonic 3 & Knuckles, há os criados “Desafio de Chefões” e “Espelhado”. Como os nomes revelam, o primeiro é basicamente encarar os chefes em sequência e cronometrado. Já o segundo é jogar o game inteiro da direita para a esquerda. É estranho, mas bizarramente passa um ar de novidade também.

Para quem gosta de vencer os seus próprios tempos e participar de rankings online, todas as fases do jogo possuem os tempos registrados quando você as joga e, em um sub-menu do museu, é possível conferir tudo, rejogar e ver os rankings mencionados.

Sonic Origins Rankings
Dominando o ranking até o jogo se tornar público.

Como dito, Sonic Origins é a coletânea definitiva para esses jogos de Sonic. Quase tudo que poderia ser feito com eles, está aqui. Há algumas pequenas coisas que ainda daria para fazer, como Knuckles em Sonic CD (só é possível jogar com Sonic e Tails neste título), mas é notável o carinho dos desenvolvedores por esses jogos.

A crítica mesmo fica por conta do preço: espere por uma promoção. A coletânea vale para quem quer rejogar ou conhecer a origem do ouriço, mas não pelo preço cobrado, seja com todos os extras descritos acima ou não. Enquanto que a novidade é Sonic 3 & Knuckles ‘remasterizado’, as mesmas versões 16:9 de Sonic 1, 2 e CD já existem nos celulares há muito tempo e de graça (com propaganda). É por coisas assim que penso que a coletânea poderia ser mais barata ou muito maior, mesmo que os jogos ausentes não recebessem um tratamento adequado (16:9, etc).

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela SEGA.

Veredito

Sonic Origins é uma coletânea com os jogos clássicos do ouriço em suas melhores formas possíveis. Extras como as missões, cutscenes animadas e Sonic 3 & Knuckles “remasterizado” em 16:9 também agradam principalmente a quem já conhece os games originais. No entanto, o preço é algo muito elevado para o que o pacote oferece e está longe de ser uma coletânea definitiva do ouriço.

80
Sonic Origins
Fabricante: Sonic Team
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: Ação / Plataforma
Distribuidora: SEGA
Lançamento: 23/06/2022
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Comprar na

Sonic Origins is a collection of classic Sonic games at their best. Extras such as missions, animated cutscenes and Sonic 3 & Knuckles “remastered” in 16:9 also appeal mainly to those who already know the original games. However, the price is very high for what the package offers and is far from being a definitive collection.