Slime-san: Superslime Edition

Slime-san é mais um indie no mercado que remete aos jogos de plataforma da era 8 bits, mas com características contemporâneas, como uma jogabilidade mais responsiva e bastante conteúdo. A tela de abertura diz tudo o que precisa se saber da história. Após ser engolido por uma minhoca gigante, o protagonista gosmento precisa escapar antes que seja dissolvido pelo ácido da criatura gigante. Percebe-se, portanto, que é preciso de agilidade para percorrer pelas entranhas e diversas partes do corpo da minhoca. Além disso, como se trata de um jogo de plataforma, é preciso atenção constante para pular os perigosos obstáculos no caminho.

O campo de excremento, a primeira área do game, não é tão nojento quanto soa. Graças à simpática pixel art do jogo, tudo parece fofo e inofensivo. Embora as primeiras fases demonstrem um jogo de plataforma relaxante e bem humorado, Slime-san não demora a mostrar seu lado punitivo.

Dividido em cinco mundos, o jogo constantemente introduz novos perigos e formatos de puzzles. Nas primeiras fases, basta correr e pular para chegar ao ponto final do cenário. Ao passo que da metade do jogo pra frente, são comuns algumas mecânicas de puzzle que demandam mais esforço para concluir a fase.

As diversas ações de slime conferem a variedade necessária aos desafios do jogo. Além de pular, há a habilidade de dash para múltiplas direções (que pode ser combinada ao pulo), de escalar em paredes e de “morfar”, possibilitando uma interatividade diferente com as superfícies verdes, além de diminuir a velocidade do jogo. Naturalmente, as fases mais avançadas vão exigir constante uso e mistura dessas habilidades.

Ainda que o visual de Slime-san seja muito primitivo, a baixa gama de cores usada tem um propósito claro. O azul predomina como fundo de cenários, o branco define o contorno dos elementos presentes nele, verde indica elementos passíveis de interação e o vermelho, perigo. Simples e eficiente, ideal para que o jogador assimile aonde deve ir, só de bater o olho nas cores.

Slime-san é um jogo vasto, repleto de conteúdo. A versão PS4 “Super Slime Edition” possui três campanhas e vários desafios extras. Além da tarefa básica de completar uma fase, existem tarefas secundárias como busca por maçãs (dinheiro do jogo), troféus de speedrun e a busca por moedas secretas. Esses itens acumulados podem ser usados no vilarejo de Slumptown – local onde se encontram NPCs, lojas e outros extras.

Os personagens de Slumptown são bem humorados e, seja pelos nomes ou pelos discursos, há várias referências à cultura pop. Existem alguns minigames espalhados no vilarejo, algo que garante uma variedade bem-vinda ao game, porém não divertem por muito tempo, dada a pobreza de suas mecânicas.

No material sonoro, Slime-san traz boas músicas de chiptune que acompanham bem a estética do jogo. Contudo, são poucas composições para tantas fases e, em pouco tempo, a repetitividade impera.

O jogo agrada bastante nas primeiras horas, enquanto tudo é “fresco”, mas se torna um pouco cansativo pelo excesso de fases com aspectos e temáticas repetidas. O maior problema em Slime-san é como a proporção de plataforma e puzzle fica desbalanceada com o passar do game. As fases avançadas envolvem muitos “gimmicks” e puzzles que não são tão divertidos quanto a atividade de correr e de pular com precisão nas partes de plataforma. Coletar maçãs nos mundos posteriores, por exemplo, tornam-se tarefas maçantes.

Também vale ressaltar que ao final de cada mundo existem batalhas contra chefes, que não demandam confronto direto e, consequentemente, são resolvidas de maneira engenhosa, porém, de forma divertida. É uma pena que existam poucos desses momentos, que com certeza serviriam para equilibrar o cansaço decorrente da repetição incessante das fases comuns.

As campanhas extras são extensões da saga original de Slime-san. O protagonista é o mesmo, assim como suas capacidades. A grande diferença é o nível de dificuldade dos novos cenários, com a presença de novos inimigos e puzzles. Algo somente recomendado aos mais devotos e entusiastas do game.
 

Veredito

Slime-san é um jogo de plataforma divertido, com mecânicas e visuais simples. Chega a ser espantosa a abundância de conteúdo no jogo. Porém, quanto mais se investe nele, mais cansativo se torna. Ainda sim, vale a pena ser conferido, especialmente por seu preço convidativo.

Veredito

80

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Slime-san is a fun platformer with simple mechanics and visuals. The amount of content is staggering. But the more you invest in it, the more tiring it becomes. Still worth checking, especially for its attractive price.


Artigo anterior
Próximo artigo