A série Tony Hawk’s Pro Skater (THPS) da Activision dominou completamente os jogos de skate por vários anos. Começando de forma arrasadora com os primeiros jogos, ainda hoje admirados e jogados por muitos, a franquia decaiu de forma vertiginosa ao longo dos anos, pela falta de boas novidades e pelo excesso de adições dispensáveis. Eis que nesse cenário a EA aparece com uma nova franquia, simplesmente intitulada "skate". Ela prometia trazer os jogadores que haviam se cansado do esporte graças a THPS de volta, e conseguiu.
skate (o título é grafado assim mesmo, em minúsculo) era muito mais realista do que qualquer jogo de THPS. Não havia ollies de vários metros de altura, nem saltos quilométricos em half-pipes. Os controles, pra começar, eram totalmente diferentes. Em skate os ollies e as manobras são executadas com o analógico direito do controle, ao contrário de THPS que utiliza os 4 botões para as diversas ações. Esse esquema faz o jogo ser mais difícil que THPS, mas também mais satisfatório, passada a curva de aprendizado. A série conseguiu tomar o lugar de THPS e hoje é bastante cultuada por quem gosta do esporte.