Shantae: Half-Genie Hero

A WayForward é conhecida por vários jogos 2D de qualidade: A Boy and His Blob, BloodRayne: Betrayal, DuckTales: Remastered e muitos outros. Mas, de longe, a série mais conhecida da desenvolvedora é Shantae, que surgiu em 2002 como um jogo de Game Boy Color publicado pela Capcom.

Desde então, tivemos outros dois títulos 2D da pequena "metade gênia": Shantae: Risky's Revenge e Shantae and the Pirate's Curse. Porém, nenhum jogo ainda tirava totalmente proveito dos gráficos em alta definição dos consoles, pois eram criados originalmente para portáteis. Com isso em mente, a WayForward procurou o suporte dos fãs via Kickstarter para que pudesse desenvolver Shantae: Half-Genie Hero.

Essa explicação é necessária pois, apesar de Shantae: Half-Genie Hero poder ser jogado sem ter aproveitado os anteriores, muitos elementos da história consideram que os jogadores já estão familiarizados com determinados personagens. Dado o fato de que o foco de Shantae é o gameplay, cabe ao jogador decidir se já parte para o novo jogo ou busca jogar os anteriores.

Shantae: Half-Genie Hero coloca você no papel de Shantae, uma personagem metade gênia e metade humana (sua mãe é gênia) e que usa seu cabelo para atacar, além de poder se transformar em diferentes animais ou seres. Após receber um aviso do reino dos gênios de que algo terrível está a caminho, Shantae acredita que foi apenas um sonho e ajuda o seu tio a construir uma arma (Dynamo) que deverá proteger Scuttle Town. Para isso, é preciso buscar várias peças espalhadas pelos diferentes cantos do mundo do jogo.

Shantae: Half-Genie Hero não é um metroidvania, mas busca inspiração no gênero. Para entender isso, precisamos esclarecer a estrutura do jogo. Primeiramente, há um hub com uma loja, a oficina do tio de Shantae; uma sauna, que é onde você obtém dicas para avançar; uma galeria de artes e um local usado para selecionar as fases. As fases, à primeira vista, são na forma de um jogo de plataforma e ação clássico: pule, derrote os inimigos e chegue no final para enfrentar um chefe, coletando dinheiro e outros itens que encontrar no caminho.

A diferença de Shantae: Half-Genie Hero para os outros jogos do gênero está no que acontece depois disso. Ao vencer o chefe, Shantae normalmente recebe uma nova transformação (apertando triângulo, você pode escolher diferentes possibilidades) que dá acesso a novas regiões das fases – seja a que você acabou de terminar ou uma anterior. E você se engana que isso serve apenas para ter 100% nos colecionáveis: é obrigatório retornar e acessar as novas áreas.

Mas dificilmente você ficará "travado". O jogo dá dicas bastante óbvias na sauna mencionada anteriormente, além do que você notará as áreas inacessíveis à primeira vista quando passou pelas fases. Portanto, Shantae: Half-Genie Hero busca inspiração em metroidvania nesse sentido – o de explorar fases já acabadas para obter tanto itens importantes para a história quanto outros colecionáveis extras (como aumentar o máximo de sua vida ou uma chave para uma galeria de artes).

O gameplay de Shantae: Half-Genie Hero é bastante divertido e único. As transformações, no começo, parecem um tédio de ficar realizando o tempo todo, mas você se acostuma e logo pega o jeito. As fases também são muito bem criadas e variadas, além de terem gráficos muito bonitos (com animações bem feitas) e trilha sonora agradável.

Shantae: Half-Genie Hero possui apenas dois problemas, no fim das contas. A sua longevidade é uma delas. Apesar de você provavelmente levar (no máximo) 7 horas para terminá-lo com 100% dos itens, há dois troféus de speedrun que ressaltam o quão curto o jogo pode ser: é possível terminá-lo em cerca de 2 horas com 100%, sem muito esforço. Claro que isso considerando que o jogador saiba para onde deve ir no jogo.

O outro problema é um certo desbalanceamento na dificuldade. No começo, você pode sentir que o game é um pouco difícil, pois Shantae não tem acesso a quase nenhuma habilidade. Conforme você avança e obtém os mais variados itens, as fases finais acabam sendo ridiculamente fáceis. E não há um hard mode (ao menos por ora) para quem busca um desafio. Ao terminar o jogo, é aberto o hero mode, que permite usar todas as transformações logo de início.

A WayForward ainda ficou devendo novidades que chegarão via DLC (gratuito para quem ajudou via Kickstarter; possivelmente pago para todos os outros), como roupas alternativas para Shantae e novos personagens jogáveis para a própria campanha. Além disso, haverá uma campanha completamente única para a vilã Risky. Ou seja, se o DLC for gratuito (há a esperança), Shantae: Half-Genie Hero será um produto bastante completo.

Veredito

Shantae: Half-Genie Hero é um excelente título de plataforma e ação 2D, com gráficos muito bem feitos e um gameplay variado. Os problemas encontrados ficam no desbalanceamento da dificuldade e na duração do jogo.

Jogo analisado com código fornecido pela XSEED Games.

Veredito

85

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict