Senran Kagura Estival Versus começa com todas as garotas da série sendo abduzidas por um misterioso globo de luz, sendo então transportadas para uma ilha paradisíaca desconhecida onde o Festival Milenar Kagura está prestes a acontecer. Pouco disso importa, pois o ambiente tropical é propício a biquínis, sutiãs e outras atividades que necessitam de pouco vestuário.
Estival Versus continua a história de Shinovi Versus e não há uma introdução ou recapitulação de acontecimentos anteriores para iniciantes. Isso não é particularmente problemático, pois o conteúdo “sério” de Estival Versus é pouquíssimo e o maior foco está nas atividades de praia e nas mulheres de biquíni.
O Festival Milenar Kagura evoca as almas de shinobis mortos em vão, para que possam resolver suas últimas pendências deixadas em vida e assim permitir que descansem em paz. Isso faz com que Ryoki, irmã falecida de Ryona e Ryobi, “ressuscite” e a trama principal segue esse trio de irmãs durante o festival. Outras personagens também têm suas “pendências” com pessoas falecidas e alguns desses momentos são impressionantemente impactantes.
Para minha surpresa, o modo história já foi surpreendentemente extenso e muito além de minhas expectativas de duração. Isso sem contar que cada shinobi tem uma história paralela própria e isso aumenta drasticamente o nível de missões no jogo. O modo história é particularmente cansativo e absurdo em seu começo, sendo que as melhores partes são guardadas mais para o fim.
As missões continuam com o objetivo básico de derrotar todos os inimigos que aparecem, mas a jogabilidade recebeu um número considerável de melhorias. As fases agora são mais variadas e consideravelmente maiores, abrindo espaço para explorar e destruir plataformas que ficam escondidas nas fases. Os desenvolvedores foram bem inteligentes ao utilizar as famosas “paredes invisíveis” para esconder parte dessas plataformas, pois é possível acessar as áreas além das mesmas utilizando alguns caminhos secretos.
O combate segue uma mistura de “Musou” com Ninja Gaiden, ou seja, há muitos inimigos na tela e seu objetivo será derrotá-los da maneira mais rápida possível. Senran Kagura utiliza um sistema em que é possível perseguir seus inimigos depois de um jogá-los longe com um ataque e, assim, continuar seu combo. Existem mais de 20 shinobis jogáveis e cada uma possui seu estilo de luta único, no entanto, a variedade de golpes por personagem é relativamente baixa. Vale ressaltar que, inicialmente, alguns golpes não estão disponíveis e isso faz com que a jogabilidade pareça travada no início.
O nível de execução em Estival Versus é extremamente simples, sendo mais importante saber quando utilizar as mecânicas para estender seu combo o máximo possível. Estival Versus adiciona e refina mecânicas vistas em Shinovi Versus,sendo um jogo muito melhor balanceado, no entanto, ele também é mais lento e algumas personagens sofrem drasticamente com essa mudança. Uma das novas mecânicas em ES são os “CreativeFinishers”, animações especiais e “interessantes” que ocorrem quando se derrota uma shinobi em um local específico. Procurar essas localidades nas fases é divertido e as animações demonstram um nível de criatividade demoníaca do time de produção.
Estival Versus ainda possui um modo online que permite até 10 pessoas (até 4 no Vita) e, infelizmente, o modo já se encontra praticamente vazio. Existe uma quantidade considerável de modos de jogo, porém pude testar apenas o “Deathmatch” e o Coop, em que os jogadores se unem para defender uma plataforma de várias ondas de inimigos. Tive alguns problemas com lag, no entanto, ainda foi uma experiência jogável, mas o modo só será aproveitado por aqueles que conseguirem montar grupos de amigos próximos para jogar.
Veredito
Estival Versus é um bom jogo de ação e com uma quantidade considerável de conteúdo voltado para os fãs da série. Caso não a conheça, é melhor conhecê-la por Shinovi Versus devido ao seu combate mais rápido e com melhor construção na história. Estival é similar a um título comemorativo de tudo que a série representa, sendo um título desenvolvido para os fãs de longa data e que já apreciam as personagens e o combate da série.
Jogo analisado com código fornecido pela XSEED Games.