Seasons After Fall

Verão, outono, inverno e primavera. Aprendemos que essas são as estações que controlam o clima e afetam todas as formas de vida que conhecemos. Seasons After Fall te dá o poder de controlar cada uma delas a sua própria maneira, numa jornada interessante dentro de uma floresta repleta de misticismo.

Jogos de plataforma sempre estiveram presentes em praticamente qualquer dispositivo que se possa utilizar para jogar. Com o tempo, eles foram se reinventando e utilizando novos artifícios, agregando novidades e variedade na sua fórmula. Seasons After Fall bebe dessa mesma fonte, utilizando as estações e variações da natureza para diversificar a mecânica de plataforma 2D.

 src=

Não revelando muito dos detalhes iniciais da história, o jogador acaba por ficar no controle de uma curiosa raposa, que surgiu quase que por acidente na floresta e começa uma jornada na busca pelos guardiões protetores da região. Cada um desses guardiões representa uma das estações do clima, como verão e outono, e o caminho de cada um vai ser bem característico e único. Ao se reunir com cada um deles, a raposa passa a controlar a estação representada pelo guardião.

Toda essa jornada apresenta uma história e uma aventura simples, em que o jogador sequer enfrenta inimigos ou corre o risco de morrer. Sendo assim, o desafio do jogo são os quebra-cabeças, que fazem um bom uso das mecânicas das estações do ano.

 src=

A melhor parte de jogabilidade começa quando o jogador adquire o controle de todas as estações e começa a moldar os eventos do jogo. Todas as demais áreas e inclusive algumas já vistas, serão diferentes com uso dos elementos das estações. Inverno vai te permitir congelar água, fazendo o jogador atravessar áreas alagadas e criar pilares de gelo para acessar outras regiões. A primavera vai aumentar o volume da água nos locais, além de interagir para que algumas plantas tenham diferentes utilizações.

Alguns quebra cabeças vão utilizar diversos elementos do cenário de formas variadas, como uma planta que pode arremessar água na primavera ou neve no inverno. Isso vai forçar o jogador a ter uma percepção aguçada, sendo que um mesmo objeto pode ser manipulado em todas as estações. Um destaque especial vai para um dos quebra cabeças do guardião do verão, no qual vários objetos e elementos precisam ser manipulados em várias partes da mesma região de maneira bastante única no jogo.

 src=

Todo o visual é bastante agradável, com traços leves nos desenhos e efeitos variados, como a neve durante o inverno, o vento nas folhas do outono, a água em abundância na primavera. A paleta de cores faz um papel muito forte no distinguir de cada região, abusando de tons vibrantes e específicos, como o verde no verão, passando a sensação de energia dessa estação.

Assim como a história, o som é leve e delicado, praticamente te induzindo ao relaxamento enquanto avança pelos cenários. A dublagem que se apresenta em alguns momentos é consistente, mesmo que não seja de grande destaque, mas tem o tom certo para as situações que surgem.

 src=

Seasons After Fall não é um jogo de desafio ou combate, sempre focando mais na jornada da pequena raposa na floresta, o que pode afastar aqueles que procuram algo mais frenético em comparação ao ritmo relaxante que o jogo propõe. A duração do jogo não é longa, mas tem uma medida certa para não reutilizar demais os mesmos cenários e acabar ficando enjoativo. Uma observação aos caçadores de troféus: é uma platina muito agradável e simples de se fazer.

Veredito

Uma jornada cativante com belos apelos visuais faz Seasons After Fall ser um jogo mais casual, retirando boa parte de desafio que jogos de plataformas podem oferecer e que prendem o jogador nesse estilo. No entanto, é uma aventura que vale a pena conferir.


Jogo analisado com código fornecido pela Focus Home Interactive.

Veredito

80

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

A captivating journey with beautiful visuals makes Seasons After Fall a more of a casual game, taking away much of the challenge that platformers can offer and that engage player in that style. However, it is an adventure worth playing.


Artigo anterior
Próximo artigo