Samurai Shodown NeoGeo Collection – Review

Coletâneas com diversos jogos não são uma novidade na indústria, ainda mais no gênero de luta. No próprio PS4 temos a Street Fighter 30th Anniversary Collection, por exemplo, e até mesmo a The King of Fighters: The Orochi Saga e Art of Fighting Anthology, apesar dessas últimas serem coletâneas que rodam através da emulação do PS2.

Agora, a SNK juntamente com a Digital Eclipse nos oferecem Samurai Shodown NeoGeo Collection – a chamada “coletânea definitiva”. Não gosto muito de começar uma análise com questionamento, mas neste caso preciso perguntar: será mesmo que é definitiva?

Samurai Shodown NeoGeo Collection

Samurai Shodown NeoGeo Collection oferece basicamente os seguintes títulos da série:

  • Samurai Shodown (1993)
  • Samurai Shodown II (1994)
  • Samurai Shodown III (1995)
  • Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge (1996)
  • Samurai Shodown V (2003)
  • Samurai Shodown V Special (2004)
  • Samurai Shodown V Perfect (inédito)

Todos os títulos citados acima podem ser jogados em suas versões americanas ou japonesas. Além disso, o último jogo da lista, Samurai Shodown V Perfect, é basicamente inédito no Ocidente. Ele oferece o mesmo gameplay de Samurai Shodown V Special, porém conta com uma história e final novos. Você pode ver gameplay dele no vídeo do início da análise.

Ainda sobre as funcionalidades da coletânea, é possível jogar o modo Arcade (com save state, o que significa que além dos Continues serem infinitos, você pode salvar e continuar de um ponto que desejar – de uma forma similar ao que faria em um emulador, basicamente) ou direto o Versus. Quem jogou Street Fighter 30th Anniversary Collection, que também é da Digital Eclipse, saberá como o modo Versus funciona: o cenário pode ser escolhido antes de tudo, ainda no menu da coletânea, para então ser levado à tela de seleção de personagens. Assim, você joga no cenário que desejar com o seu oponente.

Samurai Shodown NeoGeo Collection

O modo Versus também conta com um online para todos os jogos da coletânea. Não só isso, mas o netcode é via rollback. Na teoria, isso soa bom demais, mas na prática infelizmente o cenário é outro. Quando testamos, conseguimos achar somente um adversário em Samurai Shodown V Perfect e nada mais (e a conexão foi boa). Nos outros jogos foi basicamente impossível encontrar alguém. Esse é um problema em oferecer o online para todos os jogos e ainda por cima em um título que não será extremamente popular (e sem cross-play): achar oponentes fica mais difícil, pois a busca se torna fragmentada. Por outro lado, se você tiver amigos para jogar, a história é outra.

Sem querer comparar novamente com Street Fighter 30th Anniversary Collection mas já fazendo isso, um Training Mode faz muita falta em Samurai Shodown NeoGeo Collection. Como ele existe na coletânea da Capcom e a Digital Eclipse é responsável por ambas, fica evidente que faltou um esforço por parte da desenvolvedora em atender algo que os jogadores sempre desejam em um título de luta.

Samurai Shodown NeoGeo Collection também conta com um modo Museu. Ele é bastante completo, com diversas artes (inclusive algumas inéditas), entrevistas exclusivas com os desenvolvedores e até mesmo partidas de campeonatos com comentários para que você entenda melhor por qual motivo foram épicas. Porém, apesar disso tudo, temos alguns problemas. Primeiramente, não há legendas em português do Brasil. Em seguida, a navegação pelo museu é bem ruim: lenta, com uma resposta lerda aos comandos. E, para piorar, não são todos os itens que possuem comentários ou uma descrição, sendo que cabe a você entender por si só o que está vendo.

Samurai Shodown NeoGeo Collection

Mas o coração de Samurai Shodown NeoGeo Collection são os jogos e nesse aspecto, os que estão presentes, agradarão qualquer fã da série. Não há do que reclamar da emulação: os comandos são responsivos, você pode configurar os botões como desejar (recomendo inclusive que faça isso, ainda mais se você não gosta de pressionar dois botões para ter acesso aos golpes fortes dos jogos) e há diversos filtros para a imagem.

Não sou uma pessoa que se importa muito com os filtros – acabo deixando sempre os padrões, mas lendo outras opiniões nesse tópico, noto que o filtro padrão não agradou muito os jogadores, portanto recomendo que verifique as opções existentes. Como dito, joguei tudo (inclusive platinei a coletânea – não é difícil) com o filtro de imagem padrão.

É complicado fazer alguma crítica a jogos antigos, de quase 30 anos de idade. Portanto, nesse aspecto, apenas digo que a série Samurai Shodown evoluiu bastante. Se você jogar os antigos e chegar até o mais recente presente na coletânea, notará que o gameplay se torna mais “fluente”, com mais mecânicas, opções de golpes e principalmente os gráficos mais bem animados. É algo natural e esperado, então não há muito o que falar nesse aspecto.

Sob meu ponto de vista, Samurai Shodown não foi uma série que eu jogava nos Arcades. Acompanhava na década de 90 nas revistas todas as informações e cheguei a jogar Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge em um fliperama da época, mas não passou disso. Somente muito tempo depois é que joguei melhor os títulos e, é claro, o jogo mais recente da série lançado no ano passado.

Samurai Shodown NeoGeo Collection

É sobre essa ótica que trago outro ponto negativo da coletânea: a ausência de determinados jogos. Você se lembra do meu questionamento inicial? Se tínhamos aqui uma coletânea definitiva? Pois bem, até agora você viu que os jogos principais estão aqui e bem representados, mas quando se fala que algo é definitivo, deveríamos ter de tudo.

Posso estar sendo muito exigente, mas pelo menos dois jogos fizeram muita falta aqui. O primeiro é até um pouco estranho estar de fora e inclusive é um bônus se você comprar a coletânea até 25 de agosto na PS Store: Samurai Shodown VI. É claro, a coletânea se chama “NeoGeo” e Samurai Shodown VI não chegou à plataforma, por isso sua ausência é justificada. Mas convenhamos, parece uma desculpa para vender mais o jogo que continua disponível separadamente.

Samurai Shodown NeoGeo Collection

Já o outro não tem a mesma desculpa e provavelmente será esquecido na história: Samurai Shodown 64 (e sua sequência, Samurai Shodown 64: Warriors Rage). Ambos são jogos da placa de Arcade chamada Hyper NeoGeo 64, portanto a desculpa do “NeoGeo” não se aplica aqui.

Pessoalmente, acredito que Samurai Shodown 64 seria um jogo muito interessante nesta coletânea justamente por ser um título obscuro da série e pouco falado. Eu tive a sorte de jogá-lo no NeoGeo Park em São Paulo quando morava na cidade na época. Era uma máquina grande – do mesmo tamanho de Virtua Fighter 3 da SEGA (e que talvez tenha mais chances de você ter visto uma). Pode ser meu eu jovem falando isso, mas tinha um gameplay bem simples e gostoso de jogar. É uma nostalgia que eu gostaria de ver algum dia novamente (talvez o jogo seja horrível ou envelhecido mal), mas que infelizmente não está presente na “coletânea defintiva da série”.


Gameplay de Samurai Shodown 64.

No fim, Samurai Shodown NeoGeo Collection possui determinadas falhas, mas provavelmente é a melhor forma atualmente de você conhecer a série ou relembrar o seu passado.

Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela SNK.

Veredito

Samurai Shodown NeoGeo Collection é uma boa coletânea da série, oferecendo até mesmo um online com bom netcode, o inédito Samurai Shodown V Perfect e um museu com conteúdo considerável. Os pontos negativos ficam pela ausência de uma implementação de um Training Mode, o museu que poderia ser melhor em determinados aspectos, a falta de alguns jogos da série e a faca de dois gumes que é oferecer online em todos os jogos: é deserto.

75

Samurai Shodown NeoGeo Collection

Fabricante: SNK / Digital Eclipse

Plataforma: PS4

Gênero: Luta

Distribuidora: SNK

Lançamento: 28/07/2020

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Samurai Shodown NeoGeo Collection is a good collection of the series, offering even an online mode with good netcode, the never before released Samurai Shodown V Perfect and a museum with good content. The downsides are the absence of a Training Mode, the museum could be better in certain aspects and the bad side of the online mode in every game: it is desert.