[PSN] Volume

Volume é o novo lançamento indie do mesmo desenvolvedor de Thomas was Alone, lançado para as plataformas PlayStation há alguns anos. Volume, inicialmente lançado para o PlayStation 4 e PC em 2015, chega para o PlayStation Vita logo na primeira semana de 2016.

Volume é um jogo de ação estilo stealth, no qual o jogador deve caminhar por quartos, corredores e áreas fechadas, se escondendo de guardas e metralhadoras automáticas, prontos para acabar com qualquer invasor a vista. Escapando do campo de visão dos seguranças, o jogador deve recolher todos os itens da fase para habilitar a saída e conseguir escapar para a próxima missão.

Para quem já experimento jogos do gênero ou com esses elementos antes, como os jogos da série Metal Gear Solid, já sabe o que esperar. Com certos dispositivos e artimanhas à disposição, o jogador tem que saber chamar a atenção dos guardas na hora certa, usar seus equipamentos no ângulo certo, tudo para poder escapar intacto.

A história do jogo é uma adaptação moderna do conto de Robin Hood, no qual Robert Locksley, o protagonista da história, com a ajuda da inteligência artificial chamada Alan, busca derrubar Guy Gisbourne, CEO da empresa que controla a Inglaterra. Diálogos entre os três personagens são transmitidos durante as fases e textos colecionáveis espalhados pelo chão ajudam a ilustrar os acontecimentos do jogo.

Como jogo do gênero de ação e stealth, ele faz um bom trabalho, criando fases que vão ficando cada vez mais complicadas e difíceis, exigindo um pensamento estratégico do jogador sobre como escapar de cada situação. Nenhuma fase é impossível, mas não fique frustrado se falhar em várias abordagens até encontrar alguma que funcione para a sua situação.

A versão de Vita roda quase que perfeitamente. A exploração dos menus demora algum tempo e o jogo espera que você esteja online para habilitar os troféus, mas o tempo de loading é curto e não existem problemas consideráveis de gráficos. O visual minimalista do jogo, desde o protagonista até os guardas e as salas, é sempre variado e utiliza de cores diferentes para destacar as fases diferentes.

O jogo conta com uma dublagem em inglês e legendas em inglês, francês, alemão e espanhol nas próprias opções do jogo. O tempo que você leva para completar cada fase pode ser enviado para um leaderboard mundial, em que você pode competir com amigos ou mesmo a nível internacional. O jogo também conta com cross-buy, habilitando a versão de PS4 com a versão de Vita e vice-versa.

Ao completar as 100 fases da história do jogo e testar todos os dispositivos variados à disposição do jogador para cada fase, devo dizer que Volume faz um bom trabalho em criar um jogo de ação que é difícil de largar quando se pega o intuito de se esconder e enganar os inimigos em cada fase. A história, porém, acaba sendo distrativa quando o jogador só pensa mesmo na ação, e é até mesmo confusa se não prestar completa atenção ao diálogo dos personagens e aos textos. A combinação não deu muito certo, talvez uma história mais direta e sem grandes pretensões se encaixasse melhor ao estilo do jogo.

Veredito

Volume é um indie de ação que merece a atenção de quem curte o gênero stealth e os jogos da série Metal Gear Solid. A combinação da história com o estilo de jogo não foi bem sucedida, mas se você conseguir jogar sem se preocupar com a história, a jogabilidade vale a pena o investimento.

Jogo analisado com código fornecido por Mike Bithell Games.

Veredito

75

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict