[PSN] Ultra Street Fighter IV

Parte de uma louvável iniciativa, a equipe da Third Party Production na Sony foi concebida com o propósito de dar vida a projetos requisitados pelos jogadores das plataformas PlayStation. Ultra Street Fighter IV para o PlayStation 4 é o segundo produto publicado por esse time, com desenvolvimento por conta da “novata” Other Ocean.

Lançado para diversas plataformas, a quarta edição da maior franquia de luta da Capcom deveria ter sua versão definitiva no console atual da Sony. O PS4 seria a plataforma escolhida para sediar diversos campeonatos importantes no decorrer deste ano, mas um péssimo trabalho envolvendo diversas empresas culminou em um port catastrófico, contrariando todas as promessas divulgadas anteriormente.

O principal destaque dessa versão seria um input lag menor em relação a do PlayStation 3 – aspecto que serviu como principal “propaganda” para esse projeto. No entanto, Ultra Street Fighter IV para PS4 foi lançado com um input lag ainda maior do que no PS3, além de diversos outros bugs e defeitos inexistentes anteriormente. Nem mesmo todas as DLCs inclusas e o preço convidativo de R$50,99 (ou US$25,00) servem para amenizar essa situação e justificar a compra do jogo em seu estado atual.

Um outro recurso prometido nessa versão de USFIV foi a possibilidade de utilizar Arcade Sticks do PS3 – incompatíveis nativamente com o PS4. Entretanto, assim como o resto do jogo, esse extra veio com sua parcela de problemas. O driver desenvolvido pela Lab Zero, que possibilita tal compatibilidade, foi mal implementado. É preciso deixar o Dualshock 4 ligado para utilizar o “controle Arcade” e o input lag é ainda maior nessa opção.

Menus com uma lentidão extrema, glitchs nos efeitos especiais de determinados golpes, personagens piorados, menus/ícones com aspecto pixelizado, mix de áudio desequilibrado, falta de filtro anisotrópico, entre outros problemas, permeiam essa versão. Mesmo que o segundo patch lançado na semana passada tenha corrigido alguns desses problemas (apenas os mais superficiais), é difícil recomendar USFIV para o PS4.

O jogo sequer deveria ter sido lançado em seu estado inicial. Um adiamento era o mínimo que as empresas envolvidas deveriam ter feito, a fim de respeitar tanto os jogadores casuais, como a comunidade que se dedica ao jogo. Inevitavelmente, a versão PS4 deixou de ser a escolhida para os próximos torneios, diante de bugs e defeitos que provavelmente demorarão alguns bons meses para serem corrigidos (se é que serão solucionados).

Apesar de todos os problemas mencionados, provavelmente muitos jogadores não se incomodariam com essas imperfeições. O input lag, por exemplo, pouco afetaria os novatos, e alguns bugs visuais são mínimos ou raros de se acontecer. É uma edição perfeitamente jogável, especialmente para partidas casuais. Contudo, o usuário que compra essa versão deve ter ciência que USFIV de PS4 é a pior de todas em desempenho (mesmo com o patch 1.02). No final das contas, as promessas feitas pelo time da Sony foram vazias e o consumidor deve-se atentar a isso. O mais recente patch foi uma boa primeira medida, mas ainda há muito o que consertar.

Ainda que o jogo possua tantas falhas, Ultra Street Fighter IV é um excelente jogo de luta e isso se mantém no PS4. São 44 personagens, com grande diversidade de estilos, golpes e possibilidades de combos. Existem vários modos, tanto single como multiplayer. Felizmente, o modo online funciona muito bem nessa versão, com um netcode aparentemente melhor do que no PS3. Todo o conteúdo já lançado está nessa versão, com exceção de algumas cores para roupas (#11 e #12), além dos títulos via prize code (propositais ou outro defeito do jogo?).

Veredito

Cada responsável por USFIV no PlayStation 4 teve sua parcela de culpa. A Capcom por entregar sua IP para a Sony, sem supervisionar o projeto. A Sony, por terceirizar a produção para uma empresa provavelmente barata e não ter cumprido suas promessas. Já a Other Ocean, por ter entregado um port horrível, permeado de inconsistências. Após a qualidade questionável de Borderlands 2 para o Vita, o Third Party Production da Sony voltou a decepcionar com o lançamento de Ultra Street Fighter IV. Tal histórico deve nos servir de alerta para o futuro lançamento de Resident Evil Revelations 2 para o Vita, também a cargo desse estúdio. Esse é mais um caso que serve de lição para que a comunidade de jogadores não financie produtos inacabados e sem cuidado – tendência que infelizmente vem se fortalecendo nessa geração de videogames.

Jogo analisado com cópia digital adquirida pelo redator.

Veredito

60

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Artigo anterior
Próximo artigo