Trine é um jogo de plataforma nos moldes clássicos, porém fortemente focado nas físicas desenvolvidas nos games atuais. Você pode controlar uma ladra, um cavaleiro ou um feiticeiro, todos ao mesmo tempo, trocando entre si a qualquer momento.
A história de Trine é simples: os três personagens mencionados encontraram o "Trine" e ficaram presos a ele. Como o mundo está de cabeça para baixo, sua jornada consiste em salvar o reino.
A magia de Trine está em seus gráficos muito bem detalhados e bonitos, além de uma música agradável. Como dito, o game é bastante focado na física, ou seja, cada um dos personagens executam movimentos que dependem da situação do cenário. A ladra Zoya (a personagem que você mais vai usar por se locomover facilmente e a única a ter projéteis rápidos) usa e abusa de seu Grappling Hook que gruda em qualquer superfície de madeira e mais alguns materiais. Assim, é constante o uso desse acessório para alcançar certas partes do cenário. Além disso, ela também usa o arco, o qual dependendo do quanto você carrega, executará uma trajetória que também depende da física.
O cavaleiro Pontius é o que você menos usará. Ele é forte e usa uma espada e escudo (além de um martelo no futuro – os outros personagens também recebem novas armas, como flechas de fogo para a ladra). Mas é só isso. Por ser pesado, ele afunda nas águas e isso pode facilitar o controle do personagem, ao contrário dos outros dois que nadam. Por necessitar atacar os inimigos de perto, é muito comum você levar dano com o cavaleiro. Ele é útil também em se defender de pedras que possam cair do teto com o seu escudo (use o analógico da direita para isso – esse analógico também controla o arco e as magias do feiticeiro).