[PSN] SteamWorld Heist

Em uma mídia que se apega tanto a tons mais escuros e histórias sérias e no qual o drama funciona mais facilmente do que a comédia, são raras as tentativas de jogos bem-humorados que ressoem bem com os jogadores. Uma das empresas que melhor sabe como se utilizar da comédia nos videogames é a Image & Form Games, que entrega um jogo fantástico em SteamWorld Heist.

Lançado em 7 de junho para PS4 e PS Vita, o sucessor espiritual do sucesso SteamWorld Dig foge do padrão que esperamos da indústria. Ao invés de um mero sucessor maior e melhorado, SteamWorld Heist pega apenas os conceitos gerais do universo iniciado no obscuro SteamWorld Tower Defense e os aplica aqui. Ainda se trata de um jogo em que os personagens são robôs movidos a vapor e que se inspira na clássica temática do “velho-oeste” americano; fora isso, é uma ambientação nova.

O jogador é colocado no papel de uma pirata espacial em um universo em que um governo autoritário tem total controle sobre a movimentação dos robôs e da principal moeda do universo: galões de água. A história por trás de SteamWorld Heist parece bem simples, com um grupo de piratas que resolve fazer um trabalho e aos poucos vai se vendo metido numa conspiração gigantesca, mas é muito desenvolvida e mantém o jogador intrigado o tempo inteiro.

O tom leve com que a história é contada e o humor que povoa cada linha de diálogo contribui muito para o charme que SteamWorld Heist tem. Você provavelmente já viu essa história antes, mas não dessa maneira, e toda a jornada é bem recompensadora. Existem nuances de influência de seres famosas como Futurama ao longo do jogo, além de referências a filmes de “bang bang” clássicos (os westerns famosos dos anos 60) que acertam com mais frequência do que erram.

O jogo se divide em dois “momentos” básicos: o jogador visitando diferentes áreas para conversar com personagens específicos para fazer a história avançar, e as áreas de combate, que são a maioria. A história também avança nessas últimas áreas, mas o foco está nas mecânicas bem desenvolvidas de combate e movimentação do jogo. Cada um desses lugares é divido em várias salas, nas quais se encontram vários inimigos e é necessário atingir diferentes objetivos para completar cada nível.

A ação de SteamWorld Heist pode ser melhor descrita como “XCOM 2D”. Cada fase conta com equipes de diferentes tamanhos (de um até quatro robôs aliados) e o jogador se move pelas salas com um grid específico de movimento, se protegendo atrás de objetos e atacando os inimigos com ataque comum ou com as diferentes skills que vão sendo liberadas com o avançar dos níveis dos cowboys robôs. A mira é feita manualmente pelo jogador e é possível tentar trick shots, fazendo o tiro ricochetear em diferentes locais e atingir o inimigo.

Existe um grande foco na improvisação, com mapas gerados aleatoriamente, e na customização. São algumas centenas de armas e diferentes tipos de equipamentos e chapéus colecionáveis. É uma pena que essa customização não se estenda às habilidades dos personagens, já que a progressão é toda linear, com as únicas skills diferentes vindo através dos itens que podem ser equipados pelos personagens.

A performance é perfeita, com o jogo rodando perfeitamente a 1080p e 60fps. O jogo ainda é cross-buy e funciona muito bem no Vita, sendo, talvez, até mais indicado para o portátil do que para o console de mesa. A trilha sonora e o visual de SteamWorld Heist são chamarizes especiais e agradam muito ao jogador. Não que sejam tão marcantes assim, mas são outros exemplos do ótimo trabalho feito com o jogo. Não existe um modo multiplayer, mas com a campanha durando cerca de 12 horas e um New Game+, existe conteúdo suficiente para agradar ao jogador.

SteamWorld Heist é um jogo feito com muito cuidado e muito esmero, extremamente divertido e um desafiador jogo de estratégia. É o tipo de experiência acessível e convidativa a quem não tem experiência com o gênero, mas que agradará aos fãs de longa data. Considerando o nível de cuidado e qualidade apresentada nos jogos da série SteamWorld, não há como não esperar ansiosamente pelo próximo.

Veredito

SteamWorld Heist é um jogo fantástico, muito agradável, com ótima história e ótimos visuais. Recomendado tanto para os fãs do gênero quanto para os que desejam ter mais contato com jogos de estratégia.

Jogo analisado com código fornecido pela Image & Form Games.

Veredito

85

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict