Em meio ao imenso mar de jogos indie lançados atualmente, destacar-se sem o apoio de uma grande publisher tem se tornado uma tarefa árdua. Graças ao ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido pela Curve Digital, Devolver Digital e Team 17, apenas para citar alguns exemplos, esse cenário tem mudado e jogos que passariam despercebidos têm a sua chance de conquistar público cativo.
Sheltered é um ótimo exemplo. Desenvolvido pelo estúdio Unicube e publicado pela supracitada Team 17, o jogo toma como cenário um futuro onde nosso planeta foi devastado por um cataclismo nuclear. Tendo a atmosfera contaminada por radiação, o jogador controla uma família formada por quatro pessoas que vive em um abrigo nuclear junto com seu animal de estimação, podendo esse ser um peixe, um gato, um cão, ou até mesmo uma cobra ou um cavalo.
À primeira vista, o jogo se assemelha a This War of Mine. Em alguns aspectos isso até acontece, como na forma como o jogo nos é apresentado. Mas em essência são dois jogos com propósitos totalmente diferentes. Enquanto This War of Mine foca no terror da guerra sofrido pelos civis e a consequente relação caótica entre os sobreviventes e os seus dilemas, Sheltered se preocupa mais com o gerenciamento de itens, sejam recursos como água, comida e combustível, ou materiais para construção de camas, chuveiros, despensas, como metais, madeira, pregos e tecido. Tudo isso para, obviamente, sobreviver o maior tempo possível.
Conseguir itens nem sempre é uma tarefa fácil – sendo na grande maioria das vezes um suplício. Outros sobreviventes surgem volta e meia oferecendo itens para troca, mas nem sempre o que ofertam é algo que os habitantes do seu abrigo necessitam. Conseguir alimento é talvez a tarefa mais árdua. É possível montar armadilhas para capturar animais na superfície, mas para poder consumi-los é necessário um lugar adequado para armazenar a carne.
Gerenciar as necessidades fisiológicas não depende somente de itens. É primordial manter o filtro de ar e o coletor de água sempre funcionando. Para isso, o gerador deve sempre estar ativo, caso contrário o ar dentro do abrigo fica contaminado e a água poluída, podendo causar uma intoxicação nos membros da família. Os outros objetos construídos pelo jogador também devem ser frequentemente consertados, o que normalmente demanda um tempo considerável. Para amenizar o problema, é possível fazer melhorias para que os objetos tenham maior durabilidade e eficiência.
Sendo a água um dos itens mais importantes, é fundamental racioná-la. Além de servir como bebida, ela é crucial para manter o abrigo limpo e livre de possíveis infecções causadas por ratos, além de ser necessária para a higiene pessoal. Tudo isso é muito importante porque raramente chove e muitas vezes a precipitação não passa de um chuvisco.
Também é possível conseguir mantimentos e itens organizando expedições. Dependendo das circunstâncias, outros sobreviventes surgem no caminho, alguns oferecendo itens para troca, outros pedindo abrigo ou até mesmo procurando briga. Há expedições, entretanto, onde nada é encontrado, trazendo apenas prejuízo para o jogador.
Veredito
Talvez o alto nível de dificuldade seja o que mais incomoda em Sheltered. Em compensação, o jogo pode ser aproveitado jogando-o diversas vezes, aprofundando-se cada vez mais em seus detalhes, evitando cometer os mesmos erros de outrora, fazendo de Sheltered um jogo com imenso valor, dada a enorme profundidade em sua aparente despretensão.
Jogo analisado com código fornecido pela Team 17.